Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252044
Type: TESE
Title: Levantamento das concepções de tecnologia e educação tecnologica de professores de ciencias da escola basica : criação e validação de um instrumento de pesquisa
Title Alternative: Conceptions of tecnology and tecnology education of teachers of the school basic science : creation and validation of a search tool
Author: Lacerda Neto, Jurandyr Carneiro Nobre de, 1973-
Advisor: Silva, Dirceu da, 1957-
Silva, Dirceu da
Abstract: Resumo: O objetivo deste trabalho foi construir e validar um instrumento de pesquisa que possa levantar as concepções de tecnologia e educação tecnológica de professores do ensino médio. O instrumento foi construído com base em uma revisão bibliográfica sobre tecnologia e educação tecnológica. Depois foi apresentado e modificado por um grupo de seis especialistas, e realizado uma validação semântica apresentando o instrumento para um grupo de vinte professores. O instrumento foi respondido por duzentos e quarenta e oito professores do ensino médio e os dados foram tratados por uma análise fatorial e a consistência interna verificada pelo Alpha de Cronbach. A análise nos forneceu quatro fatores que explicam 45% da variância, e indicam que a tecnologia é positiva para o ser humano, para as relações entre as pessoas e os povos e melhora a qualidade de equipamentos. Porém, não deve ser ensinada na escola pois os alunos não são receptivos, faltam materiais e a escola não permite. Apesar disso, os professores acham que atividades práticas como o uso de artefatos, experimentos e montagens de equipamentos são bons para o ensino de ciências

Abstract: The objective of this study was to construct and validate a tool for research that could raise the conceptions of technology and technology education for high school teachers. The instrument was built based on a literature review on technology and technology education. Once was made and modified by a group of six experts, and conducted a validation semantics presenting the instrument for a group of twenty teachers. The instrument was answered by two hundred and forty-eight middle school teachers and the data were treated by a factor analysis and verified by the internal consistency, Cronbach Alpha. The analysis provided four factors that explain 45% of the variance, and indicate that the technology is good for humans, to the relationship between people and peoples and improves the quality of equipment. However, it should not be taught in schools because students are not receptive, missing materials and the school does not allow. Nonetheless, the teachers believe that practical activities such as the use of artifacts, and experiments mounted equipment are good for teaching science
Subject: Tecnologia educacional
Formação de professores
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2008
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
LacerdaNeto_JurandyrCarneiroNobrede_D.pdf646.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.