Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252042
Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: O amor por principio, a ordem por base, o progresso por fim : as propostas do apostolado positivista para a educação brasileira (1870-1930)
Title Alternative: Love as a principal, order as a basis, progress as aim : positivist church's proposal for brazilian education (1870-1930)
Author: Silva, João Carlos da, 1964-
Advisor: Lombardi, José Claudinei, 1953-
Abstract: Resumo: O presente estudo tem como objeto de investigação as propostas educacionais do Apostolado Positivista do Brasil, entre 1870 a 1930. O acervo da Igreja Positivista do Brasil, no Rio de Janeiro, abriga uma vasta quantidade de documentos sobre a plataforma política de Miguel Lemos (1854-1917) e Teixeira Mendes (1855-1927), dirigentes do Apostolado Positivista. Neles estão registradas a perspectiva ortodoxa do positivismo. A metodologia adotada está alicerçada numa pesquisa histórica, sedimentada em fontes primárias impressas e publicadas pela Igreja Positivista do Brasil, como boletins e folhetos. Examinando tais fontes, verificamos que reformar as instituições políticas foi uma das principais bandeiras dos positivistas, cabendo à educação a tarefa de auxiliar a formação de novos hábitos, da mente e do caráter, disseminando novos padrões morais e intelectuais, visando a construção de uma unidade nacional em torno do projeto republicano. O entendimento acerca do processo de produção material das propostas educacionais da Igreja Positivista do Brasil expressava um projeto mais amplo, constituído pelo movimento econômico e político, ocorrido no final do século XIX, que marcou a consolidação da burguesia como classe hegemônica. O positivismo exalta a técnica, a ciência, a ordem burguesa e seus mitos, entre eles a idéia de que é pela educação que a transformação se realizará. O processo de universalização da escola burguesa e de crença nessa instituição, não visava emancipar a classe operária de sua condição social, mas mantê-la sob seu domínio a partir da defesa dos princípios que qualificam a nova escola, isto é, pública, universal, laica, obrigatória, gratuita e para todos. Esse processo tomou características peculiares em cada país, no Brasil também teve sua singularidade, mas esteve articulada ao movimento de idéias e de universalização do capitalismo, em sua fase imperialista. As elaborações teóricas e ações políticas da Igreja Positivista do Brasil, não foi um processo isolado, mas se constituiu numa expressão do pensamento burguês. A organização do sistema nacional de ensino na Europa colocava-se como uma exigência da Revolução Industrial, sendo o apostolado, um dos porta-vozes desse processo. O AP tinha em seu poder um conjunto de propostas educacionais a serem encaminhadas à sociedade brasileira, que interviesse nos encaminhamentos e nas ações das questões educacionais, vinculadas ao pensamento anti-revolucionário, diante das ameaças à sociedade burguesa por parte do proletariado. O positivismo consistiu em um dos fundamentos filosóficos do ideário republicano, ao atribuir à educação, especialmente à escola, a função de instrumento de ação no processo de organização social e política do Brasil republicano. Ao se apresentar como pensamento inovador, no final do século XIX, o positivismo constituiu-se em um ideário modernizador-conservador, diante das tensões entre as classes sociais

Abstract: This study aims to investigate Brazil¿s Positivist Church educational proposals between 1870 and 1930. The anthology of Brazil¿s Positivist Church in Rio de Janeiro holds a vast amount of documents on the Positive Church¿s political platform of Miguel Lemos (1845¿1917), and Teixeira Mendes (1855¿1927) administrators of the positivist Church. On these documents orthodox perspective of the positivism is registered. The adopted methodology is based in historical research based on primary sources such as pamphlets and press releases published by the Positivist Church of Brazil. Examining these sources we concluded that political institution reform was one of the main flags of the positivists, where education was given the task of form new mind and character habits, disseminating new moral and intellectual standards aiming the building of national unity enveloping the republican project. The understanding on the material production process of the educational proposals of the Positivist Church of Brazil expressed a more wide-ranging project shaped by the political and economic movement that took place late in the 19th century and scored the middle class as hegemonic. Positivism exacerbate the technique, science, middle class order, and myths, among them the thought that it is through education that transformation would take place. The faith in this institution and the middle class school generalization process did not have as objective to liberate the working class of its social condition but keep it under its domain based on principles that qualify the new school, that is, as public, universal, lay, mandatory, and free for all. This process gained peculiar characteristics in each country. In Brazil, it also gained its singularity, but it was articulated to movement of ideas and capitalism globalization during its imperialist phase. Brazil¿s Positivist Church theoretical elaborations and political actions were not an isolated process, but comprised an expression of the middle class thought. The national system education organization in Europe imposed itself as a demand of the Industrial Revolution and the church being the speaker of this process. The Positivist Church possessed a set of educational proposals to be sent to the Brazilian society so that it would interfere in the directions and actions of educational questions, attached to the anti-revolutionary idea, facing the threats to the middle class from the working class. Positivism consisted in one of the philosophical fundaments of the republican idea attributing to education, especially to schools, the role of instrument of action in the process of Brazil Republican social and political organization. When presented as an innovating thought, late in the XIX century, positivism constituted in a conservative-moderate idea facing tension among social classes
Subject: Igreja Positivista do Brasil
História da educação
Historiografia
Fontes historicas
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SILVA, João Carlos da. O amor por principio, a ordem por base, o progresso por fim: as propostas do apostolado positivista para a educação brasileira (1870-1930). 2008. 243 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252042>. Acesso em: 10 ago. 2018.
Date Issue: 2008
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silva_JoaoCarlosda_D.pdf10.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.