Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252023
Type: TESE
Title: Mathematics Education and Society (MES) : a constituição de uma comunidade de pratica cientifica internacional
Title Alternative: Mathematics Education and Society (MES) : the constitution of an international community of scientific practice
Author: Carvalho, Valeria de
Advisor: Miguel, Antonio, 1953-
Abstract: Resumo: Esta tese investiga os propósitos, valores, conflitos e formas diversificadas de representação do social que têm participado da constituição da comunidade de prática científica internacional denominada Mathematics Education and Society (MES), tanto no que se refere ao processo constitutivo de sua identidade, quanto no que diz respeito à realização de suas práticas sócio-culturais e de sua produção científico-cultural. A base documental na qual se assenta o processo de constituição dessa comunidade é composta pelos anais das quatro conferências do MES realizadas até o momento, por mensagens da sua lista de discussão, por entrevistas realizadas com membros do MES e pesquisadores relacionados e por notas de campo obtidas com base em participação pessoal em duas dessas conferências. O referencial metodológico-conceitual subjacente a essa constituição foi construído com base no diálogo com autores como Foucault, Bourdieu, Hall e Wenger

Abstract: This thesis focuses on the purposes, values, conflicts and diversified forms of social representation that have comprised the international community of scientific practice named Mathematics Education and Society (MES), not only in terms of the constitution process of its identity, but also as far as the accomplishment of its social-cultural practices and its scientific-cultural production are concerned. The documental basis that gives support to the constitution is formed by the proceedings of the four MES conferences that occurred up to now, messages from its discussion list, interviews carried out with some members from MES and related researchers, and personal notes from the participation into two of the MES conferences. The conceptual-methodological referential underlying this constitution was build upon dialogs with Foucault, Bourdieu, Hall and Wenger
Subject: Comunidade de pratica cientifica
Comunidades de prática
Educação matematica - História
Educação matemática
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2007
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Carvalho_Valeriade_D.pdf4.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.