Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252004
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Estrategias de aprendizagem de alunos do ensino superior
Title Alternative: Learning strategies of students for higher education
Author: Muneiro, Maria de Lourdes, 1958-
Advisor: Boruchovitch, Evely, 1961-
Abstract: Resumo: Este estudo teve por objetivo conhecer e comparar o uso de estratégias de aprendizagem de alunos do ensino superior em cursos de natureza diferente de uma instituição de ensino superior do interior do Estado de São Paulo. Como instrumento para a coleta de dados, foi utilizada a Escala de Avaliação de Estratégias de Aprendizagem (Santos e Boruchovitch, 2001) em uma amostra de 160 alunos matriculados no segundo e oitavo semestres nos cursos de Engenharia de Produção Elétrica e Serviço Social. Os resultados foram apresentados em freqüência e porcentagem. Dados obtidos no presente estudo confirmam as descobertas de pesquisas anteriores de que há diferenças qualitativas no uso de estratégias pelos estudantes de cursos de naturezas diferentes de acordo com as exigências do curso. Os estudantes do curso de Engenharia de Produção Elétrica relataram usar mais, entre outras, a estratégia ¿Analisar gráficos e tabelas¿. Para os estudantes do curso de Serviço Social, uma das estratégias mais mencionadas foi ¿Anotar na íntegra as explicações do professor¿. Discute-se a necessidade de que o ensino de estratégias de aprendizagem faça parte da Educação Superior

Abstract: The objective of the present study is to know and to compare the uses of learning strategies of higher education students in courses with different nature in a higher educational institution of São Paulo state country side. As instrument of data collection, it was used the Escala de Avaliação de Estratégias de Aprendizagem (SANTOS e BORUCHOVITCH, 2001) in a sample of 160 registered students at the second and eighth semester of Electrical Production Engineering and Social Service courses. The results were presented in frequency and percentage. The achieved results confirms the previous research bindings that there are qualitative differences in the use of learning strategies by students of different nature courses in accordance of the requirements of the courses. The Electrical Production Engineering students reported that they more often use graphic analysis strategy, while for the Social Service course students the most used strategy was note taking teacher¿s explanation. It is recommended that learning strategies teaching be part of higher education
Subject: Educação
Avaliação
Qualidade
Psicologia cognitiva
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2008
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Muneiro_MariadeLourdes_M.pdf1.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.