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Type: TESE
Title: Qualidade da educação : fundamentos para a promoção de politicas publicas
Title Alternative: Quality for education : subsidies for the promotion of public policy
Author: Vieira, Adriano
Advisor: Perez, José Roberto Rus, 1956-
Abstract: Resumo: Este trabalho discute a qualidade da educação brasileira na atualidade, visando expressar as principais concepções que se evidenciam, seus fundamentos e propostas para promoção. Nesta direção, apresenta os principais motivadores da discussão da qualidade da educação, a partir da análise da importância que a educação adquiriu para a sociedade na modernidade e da reflexão a respeito do acúmulo de conhecimentos, valores e experiências que a sociedade produziu, organizou e sistematizou acerca do processo educacional. As novas demandas sociais impostas à educação, tais como o dilema entre a exclusão e a inclusão social, os desafios advindos da reestruturação produtiva em curso e das novas relações no mundo do trabalho, o desafio do acesso e as questões impostas pela globalização e pelas reformas políticas, são investigadas na perspectiva de dimensionar seu impacto para a implementação de propostas de qualidade da educação. A partir dessa contextualização, busca-se elucidar o que dizem os estudos, as pesquisas, os movimentos sociais e os governantes acerca da qualidade da educação. Para tanto, são analisadas concepções, fundamentos e propostas políticas para a promoção da qualidade da educação de uma parcela significativa dos agentes que atuam em sua defesa e viabilização, tais como a UNESCO, o governo federal brasileiro e os movimentos sociais ¿Todos Pela Educação¿, MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e o movimento do PNE da Sociedade Brasileira
Abstract : This is an updated research about brazilian education quality, aiming to show the main conception that had been demonstrated, its basis and policies proposals to its implementation. As a matter of fact, show the main inductors of the debate on education quality, since the analysis of how important the education has got in modern times in the society and the reflection through the think tank, value and experience that society has achieved, organize and structured through educational process. The public education has been faced to newer requests, for instance, the social exclusion and inclusion dilemma, the challenges coming from current re-engineering and how to match with labor world, the access challenges and the question that have been put by globalization and the economical/political reforms, are surveyed from the prism to measure what is the impact to implement public policies to education quality promotion. From this idea, it try to find out what the studies have been told about, the surveys, the government and social organizations about education quality. Then, conceptions are analyzed, basis and political program to implement the quality education of greatest parts of agents, that work in backing and allowance as UNESCO ¿ United Nations for Education Scientific and Cultural Organization - , academic researchers, brazilian Government and social organizations like ¿ Todos Pela Educação¿ ¿ All For Education-, MST ¿ Brazil's Landless Workers- and Brazilian Society's PNE ¿ National Education Plattform
Subject: Educação
Qualidade
Políticas públicas
Inclusão
Exclusão social
Trabalho
Estado
Reforma
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2008
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

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