Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251998
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Dirceu da Silvapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent230184p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleDesenvolvimento e educação : analise das relações de causalidade atraves da molegaem de equações estruturaispt_BR
dc.title.alternativeDevelopment and education : the casuality relation analyze throug the structural equation modelingpt_BR
dc.contributor.authorMiranda, Nonato Assis dept_BR
dc.contributor.advisorSilva, Dirceu da, 1957-pt_BR
dc.contributor.advisorSilva, Dirceu dapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectCausalidadept_BR
dc.subjectCapital humanopt_BR
dc.subject.otherlanguageHuman developmenten
dc.subject.otherlanguageEducationen
dc.subject.otherlanguageUniversity studentsen
dc.subject.otherlanguageCausalityen
dc.subject.otherlanguageHuman capitalen
dc.description.abstractResumo: Esta Tese de Doutorado refere-se a uma pesquisa empírica de natureza exploratória cujo objetivo precípuo foi investigar a relação entre desenvolvimento e educação. Partindo do pressuposto que a educação contribui para o desenvolvimento humano, buscou constatar se existe alguma relação de causalidade ou dependência entre os fatores: educação, longevidade e renda que compõem o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) proposto pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no ano 1990. Diante dessas considerações, testou um modelo criado à luz da literatura que trata do assunto, em especial, a Teoria do Capital Humano, para mensurar as concepções de estudantes universitários acerca do assunto. Nestes termos, para verificar a adequação do modelo proposto, empreendeu-se uma coleta de dados junto a alunos dos cursos de Licenciaturas em Pedagogia, Letras, Matemática e Física, e bacharelado em economia e administração em quatro instituições universitárias, das quais duas são de natureza pública e duas do setor privado, estabelecidas nas cidades de São Paulo e Campinas (Estado de São Paulo). Dada a natureza da pesquisa, optou-se por realizar um survey com uso de questionário tipo escala de Likert obtendo-se uma amostra não probabilística de 843 respondentes. Para tratamento e interpretação dos dados, utilizou-se da Modelagem de Equações Estruturais (SEM) que faz parte da Análise Fatorial Confirmatória. Verificou-se que a relação causal entre os construtos endógenos e o construto exógeno, definido como Investimento em Educação (IE), apresentou resultados que demonstram a aderência dos dados amostrais pelo modelo causal proposto. Contatou-se que o construto Renda (RD) apresentou a relação causal mais forte com o investimento, seguido dos construtos Longevidade (LG) e Desenvolvimento Humano (DH)pt
dc.description.abstractAbstract: This Doctorial Tesis is an empirical research of exploratory nature which its main objective was to investigate the relationship between development and education. Starting from the presupposed that education contributes to the human development, it has sought to see if there is any causal or dependency relationship among factors: education, longevity and income that compose the Human Development Index - HDI proposed by the United Nation Development Program - UNDP in the year of 1990. Stemming from these considerations, it tested a model created from the literature that studies the theme, in special the Human Capital Theory, to measure the undergraduate students¿ conceptions. In these terms, to verify the adequacy of the considered model there were used colleted data from academics of Pedagogy, Literacy, mathematics and Physics, and bachelorism in Economy and Businessman Administration in four public and private universities in the cities of Sao Paulo and Campinas (both in the State of Sao Paulo). It has used a questionnaire type Likert scale and obtained a non probabilistic survey of 843 responses. To treatment and interpretation of the data, the statistics technique used was the Structural Equation Modeling (SEM) that belongs to the Confirmatory Factorial Analyses (CFA). It has found that the causal relation between the endogenous constructs and the exogenous construct defined as Education Investment was tested and presented resulted that had demonstrated adherence of the data to the considered model. The income construct was the one that presented the strongest causal relation with the investment followed by the Longevity and Human Development constructsen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.citationMIRANDA, Nonato Assis de. Desenvolvimento e educação: analise das relações de causalidade atraves da molegaem de equações estruturais. 2008. 230184p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251998>. Acesso em: 11 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEducação, Ciencia e Tecnologiapt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Educaçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameGarcia, Mauro Nevespt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameAlves, Hiliana Reis de Arrudapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnamePerez, José Roberto Ruspt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameAmaral, Sergio Ferreira dopt_BR
dc.date.defense2008-03-27T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-11T04:45:38Z-
dc.date.accessioned2018-08-11T04:45:38Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-11T04:45:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Miranda_NonatoAssisde_D.pdf: 2643085 bytes, checksum: f9997b12e9453a117f58d10f55942d82 (MD5) Previous issue date: 2008en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251998-
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Miranda_NonatoAssisde_D.pdf2.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.