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Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Analise do processo de produção dos memoriais de formação por alunos do PROESF
Title Alternative: Analysis of the process of memorials formation production by students from PROESF
Author: Pellisson, Maria Cristina Rosolen Moretto
Advisor: Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa objetiva analisar e descrever o processo de construção dos Memoriais de Formação de uma classe de alunas do curso de Pedagogia do PROESF, programa especial da Faculdade de Educação da Unicamp. Sendo este curso destinado a um público específico, essas alunas já possuíam o diploma do curso de Magistério. A orientação da produção textual dessas alunas esteve a cargo de um professor, membro de um grupo de dez docentes da FE da Unicamp ¿ denominado G10. Essa orientação deu-se por meio de encontros mensais do professor com a classe, nos quais estivemos presentes. De cunho qualitativo, a presente pesquisa define-se como um estudo de caso, com escolha intencional de sujeitos. Como fontes primárias na coleta de dados junto às alunas, utilizamos questionários que permitiram respostas abertas e entrevistas semi-estruturadas, gravadas em áudio. Como fontes auxiliares, fizeram parte da coleta anotações em Diário de Campo e gravações em áudio dos encontros do professor do G10 com a classe. Os dados foram coletados em períodos demarcados entre um encontro e outro do professor do G10 com a classe, períodos esses que receberam denominações de acordo com a ênfase do processo no momento. Esses dados foram organizados, segundo a semelhança de temas entre os relatos dos sujeitos, em agrupamentos denominados Núcleos Temáticos. Baseamos em referenciais teóricos da Psicologia dentro da perspectiva histórico-cultural, que concebe o psiquismo humano como essencialmente histórico, atribui especial relevância ao meio social como condição para a constituição do sujeito e defende o papel da mediação do professor, dentro da escola, como elemento fundante no processo de aprendizagem do indivíduo. Para as reflexões acerca da formação continuada do professor, adotamos como pressupostos teóricos concepções que assumem o processo de constituição do professor num continuum, entre sua formação inicial e sua formação permanente em serviço. Da análise dos dados tivemos evidências de como essas alunas progrediram qualitativamente nas escritas de seus memoriais, as dificuldades que encontraram e os elementos considerados facilitadores e/ou dificultadores no processo. Nesses avanços dos sujeitos identificamos os saltos qualitativos, o momento do processo em que ocorreram e seus possíveis determinantes, evidenciando elementos relevantes quanto ao planejamento de aulas, mediação do professor e aprendizagem do aluno

Abstract: This research aims to analyze and describe the construction process of the Memorials Formation from a group of students of the pedagogy course from PROESF special program from the Education College of UNICAMP. Since this course aimed at a specific group, these students have the diploma of Teaching and Education. The text production was submitted to the guidance of a Professor, member of a group of ten educational from FE Unicamp ¿ called G10. This guidance has been through monthly meetings with the teacher and the students, in which we were all present. From qualitative aspect, this search is defined as a case study, with the intentional choice of subjects. As primary sources in collecting data from the students, We used questionnaires that enabled open answers and semi-structured interviews recorded on audio. As auxiliary sources, took part notes from a journal and audio recordings of the meetings of the G10 Professor with the Students, those periods received designations in accordance with the emphasis of the process at that time. These data were organized according to the similarity of themes among the reports of the subjects in groups called Thematic Nucleus. Grounded in theoretical benchmarks of Psychology within the historical-cultural perspective, which conceives human psyche as mainly historic, it attaches particular importance to the social environment as a condition for the formation of the subject and supports the mediating role of the teacher inside the school, as part of the base in the process of the individual learning. For reflections on the continued education of the teacher, we adopted theoretical assumptions concepts that assume the process of formation of the teacher in a continuum, from their initial formation and their formation in service. From the analysis of the data we had evidences of how these students progressed qualitatively in writing of their memorials, the difficulties they have found and the elements considered facilitators and / or difficulties in the process. In such advances of the subjects we identified the qualitative jumps, the moment that they occurred in the process and their risk factors, highlighting relevant factors regarding the planning of the classes, the teacher¿s mediation and the student learning
Subject: Educação
Professores
Formação continuada
Memorial
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2008
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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