Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251955
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Ulisses Ferreira de Araujopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent234p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleO trabalho com projetos na escola : um estudo a partir de teorias de complexidade, interdisciplinariedade e transversalidadept_BR
dc.title.alternativeEducation by projects at school : a study from theories of complexity, interdisciplinarity and transversalitypt_BR
dc.contributor.authorPataro, Ricardo Fernandespt_BR
dc.contributor.advisorAraújo, Ulisses Ferreira de, 1962-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectComplexidadept_BR
dc.subjectTransversalidadept_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectProjetospt_BR
dc.subject.otherlanguageComplexityen
dc.subject.otherlanguageTransversalityen
dc.subject.otherlanguageInterdisciplinarityen
dc.subject.otherlanguageProjectsen
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho teve como objetivo estudar em que medida a estratégia de projetos, enquanto metodologia de ensino, pode contribuir para o trabalho escolar, no sentido de contemplar o conhecimento em uma perspectiva de complexidade, interdisciplinaridade e transversalidade. Para a pesquisa, foi utilizado um projeto escolar desenvolvido pelo professor-pesquisador com uma turma de 4a série do Ensino Fundamental. Os dados coletados versavam sobre as atividades pedagógicas realizadas ao longo do projeto, disciplinas estudadas bem como as decisões de docente e discentes ao longo do trabalho. Os resultados da pesquisa demonstraram que a estratégia de projetos desenvolvida incorpora elementos relativos às teorias utilizadas e que a prática docente analisada pode contribuir para a implantação de ações pedagógicas que caminhem em direção das idéias de complexidade, transversalidade e interdisciplinaridadept
dc.description.abstractAbstract: The present research work intended to study the contributions of education by projects in the pedagogical work, realizing the knowledge in a complex, interdisciplinar and transversal perspective. The research analyzes a project developed by the teacher/researcher with a 10-years-old children classroom in 2005. The instruments used were the teacher¿s diary, children¿s activities and project portfolio. The results indicated that the education by projects contribute to pedagogical practice based on complexity, transversality and interdisciplinarityen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.citationPATARO, Ricardo Fernandes. O trabalho com projetos na escola: um estudo a partir de teorias de complexidade, interdisciplinariedade e transversalidade. 2008. 234p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251955>. Acesso em: 10 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEnsino, Avaliação e Formação de Professorespt_BR
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSoligio, Angela Fatimapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMachado, Nílson Josépt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameArantes, Valeria Amorinpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameArchangelo, Anapt_BR
dc.date.defense2008-02-22T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-10T22:26:26Z-
dc.date.accessioned2018-08-10T22:26:26Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-10T22:26:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pataro_RicardoFernandes_M.pdf: 4522987 bytes, checksum: 5aa152b3072ed402fa5201b5e9010dc7 (MD5) Previous issue date: 2008en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251955-
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Pataro_RicardoFernandes_M.pdf4.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.