Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251955
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: O trabalho com projetos na escola : um estudo a partir de teorias de complexidade, interdisciplinariedade e transversalidade
Title Alternative: Education by projects at school : a study from theories of complexity, interdisciplinarity and transversality
Author: Pataro, Ricardo Fernandes
Advisor: Araújo, Ulisses Ferreira de, 1962-
Abstract: Resumo: O presente trabalho teve como objetivo estudar em que medida a estratégia de projetos, enquanto metodologia de ensino, pode contribuir para o trabalho escolar, no sentido de contemplar o conhecimento em uma perspectiva de complexidade, interdisciplinaridade e transversalidade. Para a pesquisa, foi utilizado um projeto escolar desenvolvido pelo professor-pesquisador com uma turma de 4a série do Ensino Fundamental. Os dados coletados versavam sobre as atividades pedagógicas realizadas ao longo do projeto, disciplinas estudadas bem como as decisões de docente e discentes ao longo do trabalho. Os resultados da pesquisa demonstraram que a estratégia de projetos desenvolvida incorpora elementos relativos às teorias utilizadas e que a prática docente analisada pode contribuir para a implantação de ações pedagógicas que caminhem em direção das idéias de complexidade, transversalidade e interdisciplinaridade

Abstract: The present research work intended to study the contributions of education by projects in the pedagogical work, realizing the knowledge in a complex, interdisciplinar and transversal perspective. The research analyzes a project developed by the teacher/researcher with a 10-years-old children classroom in 2005. The instruments used were the teacher¿s diary, children¿s activities and project portfolio. The results indicated that the education by projects contribute to pedagogical practice based on complexity, transversality and interdisciplinarity
Subject: Complexidade
Transversalidade
Interdisciplinaridade
Projetos
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: PATARO, Ricardo Fernandes. O trabalho com projetos na escola: um estudo a partir de teorias de complexidade, interdisciplinariedade e transversalidade. 2008. 234p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251955>. Acesso em: 10 ago. 2018.
Date Issue: 2008
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Pataro_RicardoFernandes_M.pdf4.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.