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Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: A sociedade piracicabana do final do seculo XIX : classes dominantes, cultura e a mediação da educação
Title Alternative: Piracicaba in the end of the nineteenth century : dominant classes, culture and mediation of education
Author: Figueroa, Jaime Patricio Sepulveda
Advisor: Sanfelice, José Luís, 1949-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender o papel atribuído à educação no contexto cultural da cidade de Piracicaba, na passagem do regime monárquico para o regime republicano. A partir de determinadas categorias analíticas da teoria marxista da história, implementou-se um estudo sobre a cultura urbana no Brasil do período citado, seus efeitos no campo da educação e suas manifestações específicas na sociedade piracicabana. Numa sociedade estruturada em classes, a classe dominante institui um rol de práticas que lhe confere sustentação ideológica para seu projeto de hegemonia. As elites piracicabanas do final do século XIX não se distanciaram desse tipo de prática social e ocorre que é possível identificar, através de jornais da época, a educação como instância em que este processo encontrou sua mediação. E o processo de desenvolvimento da cultura urbana está intrincado com a cultura escolar piracicabana. A escolaridade e a cultura escolar serviram a grupos das classes dominantes ou a grupos a elas vinculados. Constata-se que foram os filhos de políticos, de profissionais liberais como advogados e de negociantes que estudaram nas primeiras escolas que se estabeleceram durante o final do século XIX, e que mais tarde se profissionalizaram nas carreiras que, na nossa interpretação, ganharam um caráter diferenciador de classe, em função do que simbolizavam para a sociedade da época. O estudo se baseou numa fonte primária específica, o jornal Gazeta de Piracicaba, publicado no final do século XIX. Esta fonte deu sustentação à nossa pesquisa na medida em que evidenciou a concepção de uma linguagem própria de tratamento e referência à elite piracicabana, principalmente no que tange à elite republicana, no contexto de definição da concepção de educação liberal. Fontes bibliográficas especializadas complementares também foram utilizadas para o estudo do particular e do geral
Abstract : This work has the objective to understand the role was given to the Education in the cultural context of the city of Piracicaba during the transition of the Monarchic regime to the Republican regime. Taking into consideration some of the analytical categories of the Marxist theory of the History, it was developed a study of the urban culture in Brazil, its effects in the field of Education. In a society which is structured in classes that the dominant class institutes practices which give it the ideological support for its project of hegemony. The elites of Piracicaba in the end of Nineteenth Century are not an exception and it is possible to identify in the newspapers of that period the Education as an instance in which this process finds its mediation. The process of urban culture development is intrinsically connected with the also rising educational culture of Piracicaba. The educational culture served as an impulse to the dominant groups. It was the politicians¿ sons who first studied in the schools established in the end of the Nineteenth Century and who will later become liberal professionals, lawyers and emergent business men, careers that have a class characteristic due to what they symbolize to the society of that period. This study is based in a specific source, the newspaper Gazeta de Piracicaba, published in late Nineteenth Century. This source gives sustainability to our argument as it shows evidences of the conception of a particular way of treating and referring to the elites, especially the Piracicaban elites, in a context of definition of the liberal Education. Specialized and complementary bibliographies have been also consulted for the study of the particular and of the general
Subject: Cultura - Brasil
Educação
Educação - História
Piracicaba (SP) - História - Séc. XIX
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2008
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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