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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Elisabeth Barollipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent121p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleEstrategias de utilização de registroa de representação semiotica na resolução de problemas matematicospt_BR
dc.title.alternativeStrategies using semiotic representations registers in problem solvingpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Lenir Morgadopt_BR
dc.contributor.advisorBarolli, Elisabeth, 1953-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subject.otherlanguageMathematicsen
dc.subject.otherlanguageEducationen
dc.subject.otherlanguageLanguageen
dc.description.abstractResumo: Fundamentada em referenciais da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, de Raymond Duval (1993), esta pesquisa pretende analisar o uso que estudantes do nível médio de ensino fazem de registros de representação semiótica para resolver problemas matemáticos. De acordo com esse autor, o acesso aos objetos matemáticos se dá por meio desses registros de representação, pois esses objetos não são perceptíveis fisicamente e é esse acesso que determina o que uma atividade de conhecimento tem de específico. Os resultados da análise de 58 respostas de alunos do terceiro ano do ensino médio a quatro problemas de matemática permitiu perceber que os sujeitos não costumam fazer uso de diferentes registros de representações semióticas para resolver problemas. O registro em linguagem natural apareceu abrindo ou concluindo a resolução, na tentativa de explicá-la ou justificá-la, constituindo-se em uma conversão. Há sujeitos que utilizaram o menor número possível de registros diferentes em uma questão, realizando menos conversões e tiveram bom desempenho. Sujeitos que utilizaram vários registros de representação realizando várias conversões tiveram, em sua grande maioria, bom desempenho nas questões. Em sua maioria, sujeitos que não representaram adequadamente os objetos envolvidos na questão, não obtiveram sucesso. Problemas que solicitaram o uso de alguma linguagem específica diminuíram as possibilidades de escolha dos registros, influindo no desempenho de alguns estudantes, que não fizeram uso adequado da linguagem requerida. De forma geral, as linguagens aritmética e natural foram as mais utilizadas. A pesquisa aponta para a importância de explorar no ensino os objetos matemáticos por meio de diferentes registros de representação bem como de realizar diferentes conversões para um mesmo objetopt
dc.description.abstractAbstract: Based on references of Semiotic Representations Registers Theory by Raymond Duval (1993), this research intends to analise the usage that high school students do use Semiotic Representation registers in order to solve math problems. According to the Author, the access to math objects is made through these representation registers, because such objects aren¿t physically noticeable and this very access determines what is specific about a knowledge activity. The analysis of the results of 58 answers of the students on third degree on High School to four math problems, allowed us to realize that the students aren¿t acquainted to use several different semiotic representation registers to solve a question. The usage of natural language registers was used in the beginning or ending the resolution, in order to attempt to explain it or justifies it, becoming an conversion. There are students that used as less as possible a number of different registers in a question, doing a few conversions and achieved a good performance. Students who used several representation registers and did many conversions had in majority, good performance in the question. On the other hand, students that didn¿t represent properly the objects involved in the question weren¿t successful. Problems that required the usage of any specific language diminished the possibilities of choosing the registers, and that influenced the performance of some students who didn¿t use properly the required language. In generally, the most used languages were the arithmetic language and the natural language. Research points to the importance, while teaching, of exploring the math objects by different representation registers as well as doing different conversions to the same objecten
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Lenir Morgado. Estrategias de utilização de registroa de representação semiotica na resolução de problemas matematicos. 2007. 121p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251868>. Acesso em: 11 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEnsino e Práticas Culturaispt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Educaçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameNeto, Jorge Megidpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameAlmouloud, Saddo Agpt_BR
dc.date.defense2007-08-27T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-11T06:41:39Z-
dc.date.accessioned2018-08-11T06:41:39Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-11T06:41:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silva_LenirMorgado_M.pdf: 3959976 bytes, checksum: e8d293a33dcb6ae75e221b07e23ff13f (MD5) Previous issue date: 2007en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251868-
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