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Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: A morte de Natalia : potencialidades de um documento literario brasileiro para uma educação politica dos sentidos na contemporaneidade
Title Alternative: The Natalia's death : the potentiality of a brazilian literacy document for a political education of the senses in current days
Author: Drezza, Fernando
Advisor: Galzerani, Maria Carolina Bovério, 1949-
Abstract: Resumo: Este trabalho de pesquisa detém-se sobre a temática da morte na contemporaneidade, enfocando diferentes imagens, sobretudo literárias, sob a ótica historiográfico-educacional. A escolha do tema justifica-se pela ainda reduzida atenção que a morte vem recebendo por parte dos trabalhos acadêmicos, nas áreas historiográfica e educacional, pelo avanço da modernidade capitalista, que contribui para a diluição do tema. O trabalho é constituído, principalmente, com base no diálogo com os referenciais teóricos de Walter Benjamin e Norbert Elias, tendo em conta que ambos têm produções concernentes à história cultural. Dentre as questões trabalhadas, destaca-se o significado da morte na contemporaneidade e seu ocultamento, ocasionando o sofrimento e isolamento dos moribundos. A retomada da narrativa das memórias com velhos, doentes e moribundos é apontada como elemento valioso nesse momento da vida, em que muitos sentem que não possuem mais significado para os outros. A escola também pode beneficiar-se da retomada da narrativa, e da consciência do limite que a morte nos impõe, instigando os atores desse espaço a se posicionarem e a agirem no momento presente. Foi tomado para análise o texto ¿A morte de Natália¿, de Silvio Fiorani; tal análise fundamentou-se no aportes teóricometodológicos dos filósofos supracitados. O caráter cômico da obra de Fiorani permitiu, dentre outras possibilidades, tocar na temática da morte de forma mais leve, o que vai de encontro à forma como é percebida pelas pessoas em nossos dias

Abstract: This work has the search on the topic of death in contemporary, focussing different images, especially literary, from the historical and educational perspectives. The theme choice is justified by the limited attention that the death has received from university works, in historiographic and education fields, due to the modern capitalist advancement, which contributes to the weakening of the theme. The work consists mainly, based on dialogue with the theoretical benchmarks of Walter Benjamin and Norbert Elias, given that both have productions concerning the cultural history. Among the issues, was the meaning of death in contemporary and her concealing, causing isolation in the dying and suffering people. The narrative resumption with the old people, sick and dying memories are identified as valuable element on this life time, when many of them feel that do not have meaning for the others. The school can also get benefits from the narrative resumption, and the limits awareness that the death imposes to us, prompting the actors of that space to position and to act at this time. The text reviewed for this analysis was ¿A morte de Natália¿, by Silvio Fiorani; this analysis was based on theoretical and methodological contributions of philosophers above. The comic character of the Fiorani work allows, among other issues, touch on the death subject in a light way, which goes against the way how the death is understood by the people in current days
Subject: Benjamin, Walter, 1892-1940
Sensibilidade
Modernidade
Morte
Educação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2008
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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