Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251855
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Antonio Miguelpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent382 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleUma constituição historica (1965-1995) de praticas escolares mobilizadoras do objeto cultural "função" na cidade de Campinas (SP)pt_BR
dc.title.alternativeA historical constitution (1965-1995) of school practices that mobilized the cultural object "function" in the city of Campinas (SP)pt_BR
dc.contributor.authorBonetto, Giácomo Augustopt_BR
dc.contributor.advisorMiguel, Antonio, 1953-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectPratica cultural - Históriapt_BR
dc.subjectMatematica escolar - Históriapt_BR
dc.subjectFunções (Matemática) - Históriapt_BR
dc.subjectMatemática - Históriapt_BR
dc.subject.otherlanguageCultural practice - Historyen
dc.subject.otherlanguageMathematics-school - Historyen
dc.subject.otherlanguageFunctions (Mathematics) - Historyen
dc.subject.otherlanguageMathematics educationen
dc.subject.otherlanguageMathematics - Historyen
dc.description.abstractResumo: Neste trabalho, temos como propósito realizar uma constituição histórica de algumas práticas escolares mobilizadoras do objeto cultural função, na cidade de Campinas (SP), a partir de meados da década de 1960 até meados da década de 1990, período em que a educação matemática escolar brasileira esteve sob a influência marcante do movimento da matemática moderna. Para isso, constituímos uma base documental composta por entrevistas com professores, livros didáticos de matemática, guias e subsídios curriculares produzidos pela Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas (CENP) do Estado de São Paulo. Com base no diálogo que estabelecemos com esta base documental, procuramos enfatizar, nesta história de práticas escolares de mobilização cultural, as características idiossincráticas dessas práticas, bem como os valores que elas transmitiram, os condicionamentos institucionais que as formataram e as relações assimétricas de poder que as envolverampt
dc.description.abstractAbstract: In this study, our purpose is to achieve a historical constitution of some school practices that mobilized the cultural object function, at the city of Campinas (SP), since the middle of 1960 decade until the mid of 1990 decade, a period in which Brazilian school mathematical education was under the remarkable influence of the new math movement. In this sense, we composed a documental support constituted by interviews with teachers, mathematical textbooks, curricular guides and proposals produced by the Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas (CENP) of the State of São Paulo. Based on the dialogue that we established with this documental support, we tried to give emphases, in that history of school practices of cultural mobilization, to the idiosyncratic properties of these practices, as to the values these practices transmitted, to the institutional conditional elements that gave form to the same practices and to the asymmetrical power relation that enveloped themen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.citationBONETTO, Giácomo Augusto. Uma constituição historica (1965-1995) de praticas escolares mobilizadoras do objeto cultural "função" na cidade de Campinas (SP). 2008. 382 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251855>. Acesso em: 10 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEducação Matematicapt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Educaçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSouza, Gilda Lucia Delgado dept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameDomite, Maria do Carmo Santospt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMiorim, Maria Ângelapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameCarvalho, Valeria dept_BR
dc.date.defense2008-02-13T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-11T02:43:43Z-
dc.date.accessioned2018-08-11T02:43:43Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-11T02:43:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Bonetto_GiacomoAugusto_D.pdf: 37044179 bytes, checksum: d59808eef08ed1e4ba1ec8efdac5ecf2 (MD5) Previous issue date: 2008en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251855-
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Bonetto_GiacomoAugusto_D.pdf36.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.