Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251845
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Ana Lucia Guedes-Pintopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent288p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleAstucias de uma professora alfabetizadora : um estudo de caso sobre a alfabetização e os usos dos tempos em uma sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeCunning of teacher to literacy : studing about read and write and the usage of time in classrompt_BR
dc.contributor.authorPaula, Flavia Anastacio dept_BR
dc.contributor.advisorGuedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAulapt_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.subjectTempopt_BR
dc.subject.otherlanguageEducationen
dc.subject.otherlanguageLiteracyen
dc.subject.otherlanguageTeachen
dc.subject.otherlanguagePedagogic mediationen
dc.subject.otherlanguageTimeen
dc.description.abstractResumo: Trata-se de uma pesquisa de doutorado (FE/UNICAMP) que buscou compreender como uma alfabetizadora experiente, aos 62 anos de idade e 47 e profissão, trabalha as relações de ensino e organiza os usos dos tempos escolares para tal. A pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa a partir de investigação etnográfica, conforme sugere Ezpeleta e Rockwell (1989) e Silva (2000). O estudo de caso na rede municipal de Cascavel-PR envolveu a produção e coleta de dados com observação do cotidiano escolar e da sala de aula, o registro em caderno de campo durante dois anos (novembro 2003/2005) em setenta encontros semanais. Buscou-se documentar as intervenções capazes de possibilitar mediações para a alfabetização segundo as análises de Vigotski (1994, 2000), de acordo com a teoria histórico-cultural e as reflexões sobre o professor alfabetizador (Fontana, 1996, 2000; Guedes-Pinto, 2002; Kleiman, 2005; Mortatti, 2000; Soares, 2004). Para subsidiar a investigação de um trabalho significativo e singular e a descrição da história de vida profissional da professora, no contexto de migração do oeste do Paraná, utilizou-se os pressupostos da história oral (Amado, 1995; Portelli, 1997), e os aspectos temporais (Elias, 1998; Heller, 1972, 1991), como elementos constitutivos de sua trajetória: o limite; irreversibilidade; e experiência interior temporal, duração interna, isto é a intensidade e o significado que singularizam detalhes do vivido. As discussões sobre os usos dos tempos para propiciar o ensino, as mediações, interações, aprendizados levaram em consideração as contribuições elaboradas por Heller (1991) para estudar o cotidiano e o não-cotidiano, por Thompson (1998) e por Certeau (1994) descrevendo situações a partir do material empírico relatando-os através de aspectos temporais: a) continuidade, divisão, organização, distribuição, priorização, cadência e encadeamento; b) ritmos múltiplos, sincronicidade e simultaneidade; c) momento oportuno, como um instante de eleição e conhecimento sobre o objeto de trabalho e de astúciapt
dc.description.abstractAbstract: This study is about a PhD research (FE/UNICAMP) done in order to understand how na experienced teacher, who works with alphabetization, 62 years old and 47 years of practice, deals with the teaching relations and organizes the uses from the school times for doing it. The research is characterizes by a qualitative approach based on a ethnographic investigation, according to what Ezpeleta and Rockwell (1989) and Silva (2000) suggest. The case study, which took place in the municipal network of schools from Cascavel ¿ PR, involved the production and collection of data with the observation of the daily school routine, inside and outside the classroom, the data register in a notebook for two years (November 2003/2005), divided into seventy weekly meetings. The interventions which enabled mediations for the alphabetization according to Vigotski¿s analyses (1994, 2000), in accordance with the historical-cultural theory and the reflections about the teacher who works with alphabetization (Fontana, 1996, 2000; Guedes-Pinto, 2002; Kleiman, 2005; Mortatti, 2000; Soares, 2004) were documented. To subsidize the investigation of a significative and singular work and the description of the teacher's professional life, in the migration context of the West of Parana, the oral history presupposals (Amado, 1995; Portelli, 1997), and the time aspects (Elias, 1998; Heller, 1972, 1991) were used as constitutive elements of her trajectory: the limit, irreversibility; and the time interior experience, internal duration, that is, the intensity and the meaning that made the lived details singular. The discussions about the time uses to propitiate the teaching, the mediations, interactions, learning took into consideration the contributions elaborated by Heller (1991) to study the daily and the non-daily routine, by Thompson (1998) and by Certeau (1994), describing situations from the empirical material, relating them through the time aspects: a) continuity, division, organization, distribution, prioritization, cadency and concatenation; b) multiple rhythms, synchronicity and simultaneity; c) convenient moment, like an instant election and knowledge about the work and astuteness objecten
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.citationPAULA, Flavia Anastacio de. Astucias de uma professora alfabetizadora: um estudo de caso sobre a alfabetização e os usos dos tempos em uma sala de aula. 2008. 288p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251845>. Acesso em: 10 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEnsino, Avaliação e Formação de Professorespt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Educaçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameLima, Maria Emilia Caixeta Castropt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameTóscano, Carlospt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameBagnato, Maria Helena Salgadopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameFontana, Roseli Aparecida Caçãopt_BR
dc.date.defense2008-12-02T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-10T19:22:33Z-
dc.date.accessioned2018-08-10T19:22:33Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-10T19:22:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Paula_FlaviaAnastaciode_D.pdf: 2036896 bytes, checksum: a931889861ce75ac4af12887d77163ad (MD5) Previous issue date: 2008en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251845-
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Paula_FlaviaAnastaciode_D.pdf1.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.