Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251839
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Sonia Giubileipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent108 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleO fazer metodologico na educação de jovens e adultos : a pratica no projeto educativo de integração social - PEISpt_BR
dc.title.alternativeThe methodological doing in the young and adults education : the practice in the Education and Social Integration Project ESIPpt_BR
dc.contributor.authorTurina, Maria Fernanda Perussopt_BR
dc.contributor.advisorGiubilei, Sonia, 1938-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectMetodologia do ensinopt_BR
dc.subjectEstudo do meiopt_BR
dc.subjectEducandospt_BR
dc.subjectEducadorespt_BR
dc.subject.otherlanguageYoung and adults educationen
dc.subject.otherlanguageMethodology of teachingen
dc.subject.otherlanguageEnvironment studyen
dc.subject.otherlanguageGeneratorsen
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender o processo de formação e aprendizagem dos educadores e educandos do Projeto Educativo de Integração Social ¿ PEIS. A prática no Projeto possibilita a reflexão de propostas metodológicas para a Educação de Jovens e Adultos ¿ EJA, no cenário das Políticas Públicas Educacionais no país. O enfoque do trabalho é a metodologia do PEIS, destacando o Tema Gerador e o Estudo do Meio como propostas metodológicas para uma educação pautada no diálogo entre educadores e educandos. O trabalho utilizou-se da metodologia da pesquisa-ação-participante, tendo como referência o sociólogo colombiano Orlando Fals Borda, envolvendo alunos, exalunos, professores e ex-professores do PEIS. Desta forma procurou-se compreender o processo de formação e aprendizagem, partindo da ¿Historicidade da Educação de Adultos no Brasil¿ e das políticas públicas proposta para a Educação de Adultos ao longo dos anos. Abordouse ¿O Projeto Educativo de Integração Social ¿ PEIS¿, a fim de configurar o local escolhido para a realização do trabalho dando voz aos educadores e educandos do Projeto, e por fim, analisou-se as ¿práticas de formação e aprendizagem de adultos¿ tomando como eixo três categorias: formação, aprendizagem e metodologiapt
dc.description.abstractAbstract: This research has as an objective try to understand the process of formation and learning of educationalist and student in the Educative Process of social integration PEIS (in Portuguese) or EPSI (in English). The practicing in the process gives us the possibility of reflexion in methodological proposes to youth and adult education ¿ EJA - in educational public policies in the country. The main work is PEIS' methodologies focusing and study environment as methodological proposes to an education ruled in the dialogue between educationalists and students. The work used the methodology of research ¿ action ¿ participant having as reference the Colombian sociologist Orlando Fais Borda, getting students, exstudents, professors and ex- professors from PEIS involved. On this way we tried to understand the process of formation and learning, based on ¿Historicidade da educação de adultos no Brasil¿ ¿ and from public policies proposed to the Education of adults along the years. It was broached ¿The Educative project of social integration ¿ EPSI¿ so as to configurate the chosen place to make the research goes on. Giving power to educationalists and students from the project and finally it was analyzed the ¿practices of formation and learning of adults¿ having as a main point three categories:Formation, learning and methodologyen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.citationTURINA, Maria Fernanda Perusso. O fazer metodologico na educação de jovens e adultos: a pratica no projeto educativo de integração social - PEIS. 2008. 108 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251839>. Acesso em: 10 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplinePoliticas de Educação e Sistemas Educativospt_BR
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameBorges, Zacarias Pereirapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMaher, James Patrickpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnamePeluso, Teresa Cristina Loureiropt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameCampos, Silmara dept_BR
dc.date.defense2008-02-26T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-11T02:50:02Z-
dc.date.accessioned2018-08-11T02:50:02Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-11T02:50:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Turina_MariaFernandaPerusso_M.pdf: 1231926 bytes, checksum: 5f03e0b239239ab43c53b49a7795f4dc (MD5) Previous issue date: 2008en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251839-
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Turina_MariaFernandaPerusso_M.pdf1.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.