Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251837
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Modelagem matematica : considerações sobre a visão do estudante em relação a matematica, seu ensino e aprendizagem
Author: Palmieri, Patrizia
Advisor: Meyer, João Frederico da Costa Azevedo, 1947-
Abstract: Resumo: O objetivo central desta pesquisa é verificar se a modelagem matemática é um meio capaz de promover a transformação na visão dos alunos em relação à matemática, seu ensino e aprendizagem. Esta questão sustenta-se na possibilidade de articulação das propostas da modelagem matemática com as concepções emergentes de ciência e mundo. Nessa perspectiva, a estratégia adotada baseia-se na elaboração de projetos realizados junto a alunos do primeiro ano de engenharia de computação, na disciplina intitulada Vetores e Geometria Analítica de uma faculdade privada. Os procedimentos metodológicos utilizados caracterizam-na como uma pesquisa-ação. A principal fonte de informações emerge de questionários aplicados aos alunos antes e depois do trabalho com modelagem matemática

Abstract: The central aim of this research is to verify if the mathematical modelling as a way to lead a transformation process on how to view mathematics, its teaching and learning. This is developed with the possibility of articulating mathematical modelling proposals vis-à-vis the influence emerging conceptions of science and world. From this perspective, the adopted strategy is based upon the elaboration of projects for freshmen college students of a computer engineering course from a private institution. The methodological procedures used characterize this work as an action research. The principal source of information comes from questionnaires applied to students before and after the work with mathematical modelling
Subject: Engenharia - Estudo e ensino
Concepção
Matemática - Estudo e ensino
Pesquisa qualitativa
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2006
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Palmieri_Patrizia_M.pdf6.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.