Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251830
Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: As competencias docentes para o ensino de fisica por meio de situações-problemas
Title Alternative: The competence to teach physics by problematic situations of high school
Author: Silva, Cassio Alberto Dias da
Advisor: Silva, Dirceu da, 1957-
Silva, Dirceu da
Abstract: Resumo: Nesta pesquisa, buscamos identificar competências docentes que se manifestam durante uma estratégia de ensino orientada por situações-problema. Para isso, elaboramos um conjunto de aulas sobre o tópico Movimento Circular Uniforme, dentro da perspectiva mencionada, e o aplicamos a treze alunos do ensino médio. Essas aulas foram gravadas em vídeo e posteriormente analisadas. Com isso identificamos três competências que se mostraram relevantes para o desenvolvimento da prática de um professor que busca promover um ensino baseado em situações-problema: 1) capacidade de mediar debates; 2) capacidade de articular a Física e a Matemática; 3) capacidade de promover a participação dos alunos

Abstract: In this work, we look for competences for teach Physics in a strategy supported by problematic situations. For this, we have elaborated some lessons about the theme ¿Uniform Circular Movement¿ that were applied to thirteen high school level pupils. These lessons were recorded in video and analyzed after that. Thus three competences were identified: 1) capability of mediate debates; 2) capability of articulate Physics and Mathematics; 3) capability to promote student¿s participation
Subject: Ensino
Física
Construtivismo (Educação)
Competencia docente
Ensino médio
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2008
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silva_CassioAlbertoDiasda_D.pdf1.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.