Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251791
Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: Rede do conhecimento digital : habilidades e competencias dos gestores de escolas do estado de São Paulo, atraves do gerenciamento da rede de Bibliotecas Escolares Digitais (BEDnet) - um estudo exploratorio
Title Alternative: Digital network of knowledge : skills and competencies of schools' managers of São Pauloin state, through the management of the network School Digital Libraries (BEDnet) - an exploratory study
Author: Santos, Gildenir Carolino, 1967-
Advisor: Amaral, Sergio Ferreira do, 1954-
Abstract: Resumo: O presente estudo, de caráter descritivo-análitico, com foco na pesquisa exploratória, analisa as percepções dos gestores, através de diretores e vice-diretores em 04 (quatro) escolas públicas e municipais de ensino fundamental e médio, sobre aspectos relacionados à administração pelas habilidades e competências de operar em suas escolas à rede BEDnet. O principal objetivo desse estudo é, a partir das percepções particulares investigadas, compreender o sentido do trabalho coletivo perante as habilidades apresentadas e o que o mesmo pode significar para as escolas públicas e municipais de ensino fundamental e médio ao ingressar na BEDnet, através da competência informacional. Foram empregados nos procedimentos de coleta de dados: entrevista, baseada no roteiro de entrevista de indicadores de desempenho, com ênfase na experiência de vida de cada sujeito pesquisado como gestor e; a aplicação de um questionário de afirmativas e respostas abertas contendo 15 questões e semi-estruturado a partir da noção de quatro grandes áreas de atividades (pessoal, profissional, tecnológico e gestão) relacionadas a seu conhecimento e administração da rede BEDnet. Por fim, estes procedimentos nos levaram a identificar as habilidades e competência informacional dos gestores como receptores e disseminadores de conhecimento na integração e compartilhamento do portal BEDnet. Finalmente, a investigação não se finaliza aqui, representa apenas uma etapa concluída de um estudo mais amplo, onde a metodologia apresentada poderá ser estendida e aplicada em escolas públicas, deficientes de bibliotecas escolares presenciais. O compartilhamento de saberes e união dos conhecimentos técnicos e teóricos dos bibliotecários, professore e alunos, demonstrarão que é possível aplicar na realidade a construção de um projeto social necessário para a complementação do ensino nos dias de hoje.

Abstract: This descriptive and analytical study, focusing on an exploratory research, analyses the perceptions of managers, through the views of 04 (four) public and municipal elementary and middle schools directors and vice directors, on issues related to the administration, skills and competencies to operate the network BEDnet in their schools. The main objective of this study is, starting from the individuals perceptions investigated, to understand the sense of collective work in face of the skills presented and the meaning for public and municipal elementary and middle schools to join the BEDnet through the informational competence. The procedures for data collection were: interviews, based on a previous plan of performance indicators, emphasizing the living experience of each subject searched as manager, and also, applying a half-structured questionnaire of affirmative and open answers containing 15 questions, starting from the notion of four major areas of activities (personal, professional, technological and management) related to their knowledge and network administration of BEDnet. Finally, these procedures led us to identify the skills and informational competence of managers, as receivers and disseminators of knowledge in the integration and sharing of BEDnet portal. Finally, the research does not end here, it represents a first step in a broader study, which methodology could be extended and applied in public schools, poor of school libraries. The sharing of the librarians¿ technical and theoretical knowledge, teachers and students, demonstrate that it is possible to implement a social project necessary to complement the education today.
Subject: Bibliotecas escolares - Redes
Bibliotecas escolares digitiais
Internet na educação
Rede do conhecimento
Sociedade da informação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2008
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Santos_GildenirCarolino_D.pdf4.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.