Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251663
Type: TESE
Title: Teoria e pratica na orientação profissional
Title Alternative: Theoric and practical in carrier guidance
Author: Constantino, Graciela
Advisor: Arantes, Valério José, 1949-
Abstract: Resumo: Essa pesquisa legitimou o Serviço de Orientação Profissional na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), sendo realizada no Campus Universitário regional "Jane Vanini" do município de Cáceres-MT, um local conhecido como Pantanal, Brasil. Objetivou colaborar com as escolhas profissionais de adolescentes, minimizando a desinformação da escola do ensino médio em relação à temática e, as escolhas errôneas causadoras de evasões nos cursos universitários. Acrescenta contribuições acadêmicas teóricas e práticas na temática. A metodologia utilizada foi a qualitativa, a quantitativa e a Sociométrica, utilizando-se de pesquisa bibliográfica e de campo, com entrevistas dirigidas aos Gestores da Universidade e aos Cordenadores das dez escolas do ensino médio local, Questionários junto a professores e alunos e, uma formação teórica e prática destinada aos professores do Ensino Médio. A globalização produz uma massificação cultural, um descentramento de sujeito, em que as identidades estão homogeneizando-se de acordo com o consumo ditado pela órbita do mercado. Nesse contexto, o adolescente está desorientado em suas escolhas profissionais. A educação colabora com a crise de sentidos ao não atender o paradigma estético. Políticas públicas direcionadas à Orientação Profissional minimizam a desinformação, a dúvida na escolha de profissão, as evasões, pois ao auxiliar o centramento do sujeito, contribuí-se para escolhas mais assertivas e para a satisfação pessoal e profissional, colaborando-se também com as organizações flexíveis, e o bem-estar social.

Abstract: This research legitimated a Career Guidance Service at University in Mato Grosso state in Cáceres-MT, regional University headquarter placed in Pantanal, Brazil. Objectived to collaborate with adolescents choose their careers, and minimizing the information few in high school relationships a matter, their wrong choices has been evasion in the colleges degreies. The thesis adds has brought academical theoric-practical contributions related in matter. The methodology used was a qualitative, a quantitative, and sociometrics analyses. Studies making use of biographical and in the field research through interviews with chancellors, principals, coordinator, questionnaires for teachers and students and vocation training for teachers from public and private high schools. The globalization makes a cultural mass, decentralizing the subject where identities have been homogenized according to the consumption established by the market orbit. In this context, adolescents have been confused about future careers, and Education has not met the aesthetic paradigm. Public politics focused on Career Guidance minimize the few information, the doubt choose careers, and evasions when helping to center people and so they contribute to more assertive choices and personal and professional satisfaction of flexible organizations and social wellness.
Subject: Orientação profissional
Psicodrama
Jogos dramaticos
Adolescência
Identidade
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2009
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Constantino_Graciela_D.pdf2.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.