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Type: TESE
Title: Epistemologia da pesquisa educacional = analise da produção sobre etica e educação nas universidades publicas paulistas (2000-2005)
Title Alternative: Epistemology of the educational research : analysis of the production about ethics and education in the three state universities of São Paulo state, Brazil (2000-2005)
Author: Caleffo, Daniela
Advisor: Sanchez Gamboa, Silvio Ancisar, 1949-
Gamboa, Silvio Ancizar Sanchez, 1949-
Abstract: Resumo: Essa dissertação está inserida na linha de pesquisa de Epistemologia e Teorias da Educação, no programa de pós-graduação em educação, da Universidade Estadual de Campinas. Encontra-se em meio às pesquisas que se propõem a fazer um balanço crítico da produção do conhecimento em Educação no Brasil que nos permita caracterizá-la quanto às concepções predominantes, às tendências epistemológicas e aos pressupostos teóricometodológicos, bem como permitirá delinear as perspectivas e as contribuições de tais estudos para o campo da prática pedagógica, social e política. Tem como objeto de estudo a relação entre ética e educação nas pesquisas educacionais e como fonte de pesquisa as teses e dissertações produzidas nos programas de pós-graduação em educação das três universidades públicas paulistas, a saber: UNICAMP, USP e UNESP. Assim, questionamos: Como são trabalhadas as problemáticas da ética nas dissertações e teses produzidas nos programas de pós-graduação em educação das três universidades públicas paulistas (UNICAMP, USP e UNESP), no período de 2000 a 2005, quanto às concepções predominantes e os resultados que caracterizam essa produção? Para a concretização de tal proposta, elaboramos um banco de dados que reuniu informações sobre 27 pesquisas, entre teses e dissertações produzidas nos programas de pós-graduação dessas universidades, que primeiramente agrupamos por instituição (41% da USP, 37% da UNICAMP e 22% da UNESP) e depois por dois eixos de análise: 1) eixo temático, que identifica as concepções sobre ética predominantes nas pesquisas e 2) eixo epistemológico, que busca caracterizar as abordagens epistemológicas utilizadas ou desenvolvidas. A articulação desses eixos foi realizada com o auxílio de um Esquema Conceitual, que possibilitou a reconstrução da relação entre perguntas que motivaram as pesquisas e das respostas obtidas e elaboradas no processo da investigação. Depois do levantamento desses elementos reconstituímos quatro formações epistemológicas, considerando estudos anteriores sobre as tendências da pesquisa em educação desenvolvida no Estado de São Paulo. As formações epistemológicas, também identificadas como abordagens metodológicas, encontradas nas pesquisas analisadas são: a abordagem fenomenológico-hermenêutica, que corresponde a 41% da produção analisada; em segundo lugar são registradas as pesquisas de abordagem crítico-dialética (22%), seguida das pesquisas de abordagem empírico-analítica (19%) e por último as pesquisas de abordagens pós-modernas (15%). Feitas as análises, concluímos que as problemáticas da ética no campo educacional são trabalhadas predominantemente sob a perspectiva subjetivista da abordagem fenomenológico-hermenêutica. Contudo, é possível notar que a segunda tendência de pesquisas, de abordagem crítico-dialética, devido às propostas críticas que carregam sobre o atual estado da relação entre ética e educação, ganha importância por explicitar também a relação entre ética e política, pois para o campo da prática pedagógica, da formação humana e política do cidadão, o processo da educação deve estar inserido na relação entre o ético e o político, nas condições históricas de cada sociedade.

Abstract: This dissertation is inserted in the Education Theory and Epistemology research field, in the education post-graduation program of Campinas city's State University. It is also found amid the researches that propose a critical balance of the Education knowledge production in Brazil that allows us to characterize it according to the predominant conceptions to the epistemological tendencies and to the theoretical-methodological presuppositions as well as to delineate the contributions and perspectives of such studies to the political, social and pedagogical practice field. It has as its aim the study of the relationship between ethics and education in the educational researches and as its research sources the theses and dissertations produced in the education post-graduation programs (strictu sensu courses) of the three state universities of São Paulo city, namely: UNICAMP, USP and UNESP. Thus, we question: How are the ethics problem dealt with in the theses and dissertations produced in the education post-graduation programs of the three state universities of São Paulo city (UNICAMP, USP AND UNESP), from 2000 to 2005, concerning the predominant conceptions and the results that characterize such a production? For the accomplishment of such a proposal we have among theses and dissertations produced in the post-graduation programs of these universities, elaborated a databank that has gathered information about 27 researches, which have been grouped firstly by institute (41% from USP, 37% from UNICAMP and 22% from UNESP) and structured around two analyses axes: 1) the thematic axis, which identify the predominant conception about ethics in the researches and 2) the epistemological axes, which aim to characterize the epistemological approaches applied or developed. Those Axes's link was made with a Conceptual Scheme which provides us the reconstruction the relationship between questions elaborated in the researches and answers obtained during the investigation's process. After making the analyses of this production we reconstructed four epistemological formations that we considerate according to the former studies about the educational research tendency development at São Paulo State. Epistemological formations here are also identified as methodological approaches and starting by the analysis of the internal structures of the identified methodological approaches we have verified that the researches on the hermeneutic-phenomenological approach are predominant in our study, corresponding 41% of the analyzed production. Secondly, there are the researches on the dialectic-critical approach (22%), followed by the researches on the empirical-analytical approach (19%) and lastly by the researches on the post-modern approach (15%). Thus, we concluded that the ethics in the educational field are dealt with under the subjectivist perspective of the hermeneutic-phenomenological approach. Nevertheless, it is possible to notice a tendency to a methodological-epistemological reorientation towards the second group of predominant researches, which have a dialectic-critical approach, due to their proposed criticisms about the current relationship between ethics and education and also the relationship between ethics and politics because to the practical pedagogical field and to the citizen's human and political development, educational process must be inserted in the relationship between ethical and political and in the historical conditions of each society.
Subject: Ética
Educação
Epistemologia
Pós-Graduação - Teses
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2009
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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