Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251539
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Dança na escola : um processo de criação
Title Alternative: School dance : a creative process
Author: Ferreira, Saralivia Salum
Advisor: Jesus, Adilson Nascimento de, 1962-
Abstract: Resumo: Esse trabalho tem como objetivo geral apresentar uma reflexão sobre o desenvolvimento de um processo de criação em dança na escola e também justificar a importância do desenvolvimento destas atividades na escola. Os objetivos específicos são despertar a criatividade, propiciar a espontaneidade e o autoconhecimento, fazendo a junção de vários conteúdos tais como: improvisação, toque, relaxamento, consciência corporal, imaginação ativa e balé clássico; elementos estes que podem nos levar ao processo de individuação e a ouvir a intuição. Na realização dessa pesquisa pude vivenciar, refletir e observar como a imaginação, a literatura, os sentimentos e a história pessoal fazem parte do desenvolvimento da criança, proporcionando assim uma viagem à interiorização e ao mundo da infância. Partindo desse princípio, as várias técnicas utilizadas tornaram-se ferramentas para a expressividade da dança e não a finalidade. Pude observar que essa união entre técnica e imaginação na dança foi bastante enriquecedora para que as crianças pudessem harmonizar de maneira integradora as possibilidades motoras, afetivas e cognitivas, pois a dança é um meio de expressão para a vida. A essência de trazer a arte para a vida está em aprender a ouvir a voz interior. A pesquisa caracteriza-se pela combinação de pesquisa bibliográfica e um estudo de caso, no qual se implantou um projeto de ensino de dança, intitulado: "Intuição, Criatividade, Aprendizado e Expressão: uma proposta de educação através da dança", em uma escola da rede particular de ensino de Campinas, para um grupo de crianças de quatro a nove anos, durante o primeiro e o segundo semestre do ano letivo de 2007.

Abstract: The aim of this study is to discuss the development of a dance create process in school, and also justify the importance of developing dance activities in school. It aims to give rise to creativity and provide spontaneity through the self knowledge using technical elements such as: improvising, touch, relaxing, body consciousness, active imagination and classic ballet. Such elements can take us to the individuation process and to listen to intuition. During this research I could experience, observe and reflect on how imagination, literature, feelings and personal history are part of the children development, providing a journey to the childhood land. Taking it as a principle, the different techniques used become just tools to the dance expressiveness and not its goal. This union between technique and imagination in dance is quite enriching so that children could harmonize in an integrated way the motor, affective and cognitive possibilities once the dance is a way of expression to life. The essence of bringing art to life relies in learning to listen to the inside voice. This research was made through a case study in which a dance teaching project was implanted and named as "Intuition, Creativity, Learning and Expression, a proposal of education through dance" in a privaty school in Campinas, for a group of children from four to nine years, during the first and second semester of the school year 2007.
Subject: Crianças
Educação
Dança
Arte - História - Bélgica
Intuição
Criatividade
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2009
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Ferreira_SaraliviaSalum_M.pdf1.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.