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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Maria Evelyna Pompeu do Nascimentopt_BR
dc.descriptionAcompanha 1 CD-ROM com inventario de fontespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent165 p. : il. +.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleOs primordios da educação em Itatiba, SP, 1830 a 1930 : imagens locais e fontes educacionaispt_BR
dc.title.alternativeThe source education in Itatiba, SP, Brazil, from 1830 to 1930 : local representations and past educational inquiriespt_BR
dc.contributor.authorVendramin, Melissa Toffani Magalhaespt_BR
dc.contributor.advisorNascimento, Maria Evelyna Pompeu do, 1950-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Itatiba (SP) - Históriapt_BR
dc.subjectBrasil - História - Império - 1822-1889pt_BR
dc.subjectBrasil - História - Republica - 1889-1930pt_BR
dc.subject.otherlanguageEducational policyen
dc.subject.otherlanguageHistory of educationen
dc.subject.otherlanguageEducation - Itatiba (SP) - Historyen
dc.subject.otherlanguageBrazil - History - Empire - 1822-1889en
dc.subject.otherlanguageBrazil - History - Republic - 1889-1930en
dc.description.abstractResumo: A dissertação refere-se à temática de políticas educacionais. Nosso objeto de estudo é uma genealogia das primeiras políticas de atendimento educacional desenvolvidas no município de Itatiba, interior do Estado de São Paulo. Em sentido literal estrito, o termo genealogia nos remete ao estudo da gênese das coisas, isto é, de um modo de conhecimento que investiga origem, os primórdios. No nosso caso os objetivos são detectar as primeiras ações para a implementação do aparato escolar nesse município, dentre o período de 1830 a 1930, abarcando duas fases distintas da organização política do Brasil, o Segundo Reinado e a Primeira República e definir os atores que participaram desse processo. Para tanto, nossa metodologia pauta-se em estudo de caso de formação de agenda política: Aguilar Villanueva (1996), estabelecendo um diálogo com o campo da história política e social do Brasil: Basbaum (1976) e (1975); Faoro (2001); Carvalho (2005) e (2007) e da história da educação: Marcílio (2001 e 2005); Ribeiro (2003); Romanelli (2007); Reis Filho (1995) e Rocha (2004). As fontes primárias desta dissertação são documentos, na sua maioria, inéditos: manuscritos, impressos e iconográficos, os quais tratam da educação em Itatiba. Foi ainda elaborado um inventário com todos os documentos, o qual se encontra anexo a esta dissertação disponibilizado em CD-ROM. Por meio dessas fontes elaborou-se um histórico do ensino primário público e privado no município. Destacamos entre os documentos manuscritos coletados as correspondências recebidas pela Inspetoria Geral da Instrução da Província de São Paulo (Império) e, posteriormente, a Secretaria Geral da Instrução Pública (República) para analisar a estruturação de uma ação política frente ao ensino local. Constatamos que, no que tange a popularização do ensino primário gratuito, ainda no período imperial, foi efetivado o acesso à escola pública das camadas mais baixas da população, sendo superior a presença do sexo feminino. No período republicano ocorre uma expansão do ensino primário público, surgindo as primeiras classes mistas, uma retração do oferecimento pela esfera privada dessa modalidade de ensino e funda-se a primeira escola organizada por uma liga de filantropos no município.pt
dc.description.abstractAbstract: The dissertation mentions the thematic of educational policies. Our object of study is a genealogy of the first developed policies of educational service in the city of Itatiba, in São Paulo state. In strict literal meaning, the term genealogy refers to the study of the genesis of things, that is, a knowledge way that investigates origin, the beginnings, in our case, the objectives are to detect the first actions for the implementation of the school apparatus in this city, among the period of 1830 to 1930, covering two distinct phases of the political organization of Brazil, the Second Empire and the First Republic and to define the actors who participated of this process. For such way our methodology is guided in case study of formation of political agendas: Aguilar Villanueva (1996), establishing a dialogue with the political and social history field of Brazil: Basbaum (1976) and (1975); Faoro (2001); Carvalho (2005) and (2007) and the history of education: Marcílio (2001) and (2005); Ribeiro (2003); Romanelli (2007); Reis Filho (1995) and Rocha (2004). The primary sources of this work are mostly unpublished, these are about documents: manuscripts, printed and iconographic, which deal with the education in Itatiba. It was also elaborated an inventory with all the documents, which is attached to this dissertation and also available on CD-ROM. Through these sources a history of public and private primary education in the city was elaborated. We stand out among the manuscript documents collected the correspondences received by the General Inspectorship of the Instruction of the Province of São Paulo (Empire) and later the General Secretariat of the Public Instruction (Republic) to analyze the structure of a political action front to the local school. We contacted in regard to the popularization of free primary education, still in the imperial period was accomplished the access to the public school for the lowest layers of the population and the access to the school in this period is higher by females. In the Republican period an expansion of public primary education occurs, appears the first mixed classrooms, a retraction of the offering by the private sphere of this type of education and founded the first school organized by a league of philanthropists in the city.en
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.citationVENDRAMIN, Melissa Toffani Magalhaes. Os primordios da educação em Itatiba, SP, 1830 a 1930: imagens locais e fontes educacionais. 2009. 165 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251537>. Acesso em: 14 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplinePoliticas, Administração e Sistemas Educacionaispt_BR
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMartins, Angela Mariapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameAguilar, Luis Enriquept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMello, Debora Teixeira dept_BR
dc.date.available2018-08-14T20:25:02Z-
dc.date.accessioned2018-08-14T20:25:02Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-14T20:25:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vendramin_MelissaToffaniMagalhaes_M.pdf: 8191400 bytes, checksum: 5e160e3e42971038d20cafe3b300d57b (MD5) Previous issue date: 2009en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251537-
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