Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251528
Type: TESE
Title: Modos de os professores se referirem ao conhecimento pedagogico no exercicio da profissão
Title Alternative: Educational knowledge : theoretical references presented by teachers during their professional practices
Author: Tempesta, Maria Cristina Silva
Advisor: Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa abrange um trabalho de campo que se refere a minha participação, durante dezoito meses, das atividades de um grupo de estudos de professores de uma escola municipal de Campinas do Ensino Fundamental. Tal grupo teve como objetivo principal estudar a alfabetização, levando em conta as várias abordagens teóricas sobre o ensino da leitura e da escrita nos anos iniciais da escola básica. Dentro desse contexto, na dinâmica interlocutiva que se constituiu entre nós, procurei problematizar os vários modos como os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, que atuam no trabalho de alfabetização, fazem referência aos conhecimentos teóricos relativos à alfabetização aos quais têm sido sistematicamente expostos na formação continuada da qual têm participado nos últimos anos. Para a análise dos dizeres dos professores baseei-me na perspectiva dos estudos da linguagem tomando como referência a teoria enunciativa de Bakhtin (1992b). Também fiz uso dos estudos de Vygotsky (1989) no que tange a relação pensamento e linguagem. Entendendo a formação continuada como um processo que se realiza de diversas formas e em diversos lugares, tomei o grupo de estudos focado pela pesquisa como um lócus privilegiado de formação profissional. Ancorei-me assim, na perspectiva qualitativa, assumindo o princípio da pesquisa participante. Tomando como base, portanto, a dinâmica interlocutiva vivida no transcurso de minha participação no grupo de estudos, creio que este estudo ajuda a compreender uma das facetas constitutivas do processo de apropriação de conhecimento dos professores revelada nos dizeres sobre seu trabalho de alfabetização. Tal processo é permeado por disputas, por aproximações e por resistências dos professores em relação à divulgação das teorias sobre o ensino da leitura e da escrita.

Abstract: The present research comprehends a fieldwork of 18 months studying activities of a group of teachers from an elementary public school of Campinas, S. Paulo, Brazil. The mentioned group had as a main concern study the literacy, considering the several theoretical approaches regarding reading and writing on the first years of the basic school. In this context, from the interaction experienced, I have tried to discuss the several theoretical approaches presented by the teachers to the literacy courses, considering the theoretical background learned in the recent years of their education. To analyze the teachers' speech, I adopted the principles of language studies taking as references the Bakhtin theory (1992b). I also adopted the Vygotsky (1989) studies concerning the connection between thought and language. Considering that the continuous education is a process that involves several approaches and different places, I choose the mentioned group as a particular subject of professional education. I took support, in this case, on the qualitative perspective, assuming the principle of the participative research. Therefore, taking the dynamic interaction experienced by me with the group, I believe that the present study facilitated the comprehension of the learning process of the teachers revealed on their speech about literacy course. Such a process is permeated by disputes, approximations, and by resistance of the teachers regarding the transmission of literacy theories.
Subject: Professores - Educação (Educação permanente)
Alfabetização
Letramento
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2009
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Tempesta_MariaCristinaSilva_D.pdf2.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.