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Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: Serviço social e supervisão de estagio : saberes, formação, temporalidades
Title Alternative: Social work and internship supervision : knowledge, formation, temporalites
Author: Joazeiro, Edna Maria Goulart
Advisor: Rosa, Maria Inês, 1948-
Abstract: Resumo: A pesquisa teve como objeto a atividade de trabalho da supervisora de estágio de Serviço Social em Hospital de Ensino Público. Os sujeitos foram as supervisoras de estágio das quatro áreas do Hospital de Clínicas da UNICAMP, no período de 1994 a 2003, que supervisionaram estudantes-estagiárias de Serviço Social. Seus depoimentos se constituíram em fonte empírica principal e o diário de supervisão, em fonte de informação específica. Privilegiamos a palavra pela qual os depoimentos se tornaram testemunhos e o aporte teórico da Ergologia para analisar essa atividade de trabalho, o uso de si por si mesmo e a relação e a articulação entre os saberes disciplinares da profissão, da saúde e os saberes gerados na atividade de trabalho no estágio. Essa relação e articulação foram apreendidas nesse meio específico - de cuidado à saúde e de formação - onde estão em tensão diversas temporalidades e valores. Aí demarcamos o encontro entre experiência e conhecimento na confluência entre a realização das atividades de supervisão e a realização das atividades de trabalho das estudantes-estagiárias no campo de estágio.

Abstract: The object of this research was the work activity of the Social Work internship supervisor at Public Learning Hospital. The subjects were the internship supervisors of the four areas of Hospital de Clinicas at UNICAMP, during the period of 1994 to 2003, who gave assistance to Social Work intern-students. Their statements have constituted the principal empirical source and the diary of the supervision, in a specific source of information. We privileged the word through which the statements have become testimonies and theoretical support of Ergology in order to analyze a work activity, the use of oneself by oneself, the relationship and articulation between the disciplinary knowledge of the profession, of the health and the knowledge generated by the work activity on the internship. This relationship and articulation have been apprehended in this specific environment - of health care and professional training - where several temporalities and values are under tension. There we delimited the encounter between experience and knowledge at the confluence between the accomplishment of the supervision activities and the accomplishment of work activities by intern-students on their internship field.
Subject: Formação profissional
Supervisão educacional
Estagios supervisionados
Ergologia
Serviço social
Saúde pública
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2008
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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