Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251512
Type: TESE
Title: Educação economica = um olhar sobre a educação ambiental
Title Alternative: Economic education : a look on environmental education
Author: Braga, Adriana Regina, 1968-
Advisor: Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939-
Abstract: Resumo: Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva, com análise quantitativa e qualitativa dos dados, fundamentada na teoria construtivista de Jean Piaget e seus seguidores, e tem como objetivos, levantar a formação dos professores do Ensino Fundamental que participaram desse estudo, verificar se conseguem estabelecer relações entre o consumo e a problemática ambiental, e se o "educador consumidor" valoriza e se preocupa com as questões ambientais. A amostra envolveu 110 sujeitos de alguns municípios que pertencem à região metropolitana de Campinas. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário contendo 6 questões de múltipla escolha, utilizando-se a escala likert e 8 questões abertas. Após a coleta dos dados e registrados os protocolos, as respostas foram analisadas e categorizadas segundo uma ordem crescente de elaboração das respostas, considerando os conhecimentos, valores, e atitudes desses educadores em relação aos temas ambientais e consumo. Verificamos, a partir dos resultados dessa pesquisa, dentro do recorte estudado, que embora os professores tenham ótima formação acadêmica comparada à realidade brasileira, vivendo dentro de uma realidade metropolitana, cercados por consumo e problemas ambientais, esses dados não estão relacionados a perfis suficientemente diferenciados para o desenvolvimento da consciência e sensibilidade quanto ao papel de educadores-consumidores.

Abstract: This is an exploratory and descriptive search, with quantitative and qualitative data analysis, based on the constructivist theory of Jean Piaget and his followers, wich aims to raise the background of the elementary school teachers who participated in this study, and to check if they are able to connect consumption with environmental issues. The study also aims to evaluate how the educator as a normal consumer values and worries about environmental issues. The sample involved 110 subjects of some cities belonging to the metropolitan region of Campinas. The data were collected through a questionnaire containing six multiple choice questions, using a likert scale and eight open questions. After collecting the data and recorded the protocols, the answers were analyzed and categorized according to an increasing degree of statements, given the knowledge, values and attitudes of these educators related to the environmental and consumption issues. We observe from the results of this research within the group studied, although the teachers have excellent academic background compared to the brazilian reality, living inside a metropolitan reality, surrounded by consumption and environmental problems, such data are not related to enough different profiles for the development of awareness and sensitivity about the role of educators and consumers.
Subject: Consumo (Economia) - Aspectos ambientais
Educação ambiental
Ética
Formação de professores
Educação economica
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2010
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Braga_AdrianaRegina_D.pdf5.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.