Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251484
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Jose Roberto Heloanipt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent214 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleIdentidade e trabalho do diretor de escola = reconhecimento e sofrimentopt_BR
dc.title.alternativeIdentity and work of school principal : recognition and sufferingpt_BR
dc.contributor.authorPiolli, Evaldo, 1963-pt_BR
dc.contributor.advisorHeloani, José Roberto Montes, 1956-pt_BR
dc.contributor.advisorHeloani, Jose Robertopt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectDiretores de escolaspt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectSofrimentopt_BR
dc.subjectReconhecimento (Psicologia)pt_BR
dc.subjectReconhecimento socialpt_BR
dc.subject.otherlanguageSchool principalen
dc.subject.otherlanguageWorken
dc.subject.otherlanguageIdentityen
dc.subject.otherlanguageSufferingen
dc.subject.otherlanguageRecognition (Psychology)en
dc.subject.otherlanguageSocial recognitionen
dc.description.abstractResumo: Este trabalho analisa a constituição da identidade do diretor de escola e suas transformações nas interações com a organização do trabalho. Adotamos os conceitos de reconhecimento e estratégias defensivas da psicodinâmica do trabalho, de Dejours, para compreender como esses trabalhadores constroem sua autoimagem frente aos ditames, pressões e relacionamentos estabelecidos na organização do trabalho. Estuda o sofrimento psíquico e a importância da psicodinâmica do reconhecimento no sentido da autorrealização Discute os efeitos das mudanças no modelo de gestão nesse processo, especificamente as que foram introduzidas com as reformas educacionais ocorridas no Estado de São Paulo a partir da década de 1990. Para compreender a trajetória profissional desses diretores, os conflitos e as tensões por eles vividas, adotamos procedimentos de pesquisa qualitativa com entrevistas semiestruturadas sobre uma amostra intencional de sete sujeitos selecionados que atuam na Rede Estadual de Ensino na Região de Caieiras (a qual agrega os municípios de Caieiras, Cajamar, Franco da Rocha, Francisco Morato e Mairiporã) no Estado de São Paulo. Como resultado apurou-se que a ausência de uma dinâmica favorável nos processos de reconhecimento tem feito com que os diretores, no registro de sua identidade, absorvam uma autoimagem negativa. A convivência com a impossibilidade de canalizar a energia profissional e de encontrar um sentido de autorrealização no trabalho gera a insatisfação. Há muita insatisfação e frustração relacionada aos elementos simbólicos do trabalho, ou seja, em relação às expectativas e aos desejos individuais de realizar um trabalho digno em condições favoráveis. O que constatamos, em certa medida, foi a dificuldade desses diretores em canalizar e viabilizar a concretização desse desejo. Os sentimentos de desesperança em relação à carreira, da melhoria das condições de trabalho, enfim, das possibilidades de transformação da organização do trabalho, levam esses trabalhadores ao adoecimento. Tais condições afetam a sua qualidade de vida e o seu trabalho.pt
dc.description.abstractAbstract: This essay analyses the constitution of the school principal's identity and their makeover on the interactions concerning with the workplace organization. We have adopted the concepts of recognizing and defensive strategies of Dejours's work psychodynamics to understand how those workers set up their self-image facing the advices, pressure and established relationship in the workplace organization. It also studies psychological suffering and the importance of recognizing psychodynamics of building self-accomplishment. There is also a discussion on changing effects of managing model in that process, especially those which had been introduced with the educational improvements occurred in São Paulo State since 90's. To understand those Principal's Professional direction, the conflicts and, tensions lived by them, we have adopted qualitative research procedures with interviews semi-structures on an intentional sample of seven selected individuals who act on the State schooling system on the Caieiras region (including Caieiras, Cajamar, Franco da Rocha, Francisco Morato and Mairiporã which are small cities on the region mentioned) in São Paulo State. As upshots we have found the absence of a favorable dynamic on the recognizing processes which has made the principals, in their identity register, acquired up a negative self-image. By living together with the impossibility of conducting the professional energy, and by finding a self-accomplishment sense in the workplace generates the non-satisfaction. There are lots of non-satisfactions related with the symbolic elements on the workplace, that is, concerning with the expectancies and individual desires to accomplish an imposing job in favorable conditions. What we have achieved, to a certain point, was the difficulty of those Principals in conducting and leading the carrying of that desire. The feelings and sentiments by being hopeless concerning with the career, of improvement of the conditions in the workplace, to sum up, of the possibilities of transformation on the organization of work, lead those workers to get in poor health. Such conditions affect life quality and their job.en
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.citationPIOLLI, Evaldo. Identidade e trabalho do diretor de escola = reconhecimento e sofrimento. 2010. 214 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251484>. Acesso em: 15 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplinePoliticas de Educação e Sistemas Educativospt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Educaçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSilva, Luis Guilherme Galeão dapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSilva, Eduardo Pinto ept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSouza, Aparecida Neri dept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameAguilar, Luis Enriquept_BR
dc.date.available2018-08-15T22:35:47Z-
dc.date.accessioned2018-08-15T22:35:47Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-15T22:35:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Piolli_Evaldo_D.pdf: 1737492 bytes, checksum: 9281e86fff177369c072ca2bbb4de140 (MD5) Previous issue date: 2010en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251484-
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Piolli_Evaldo_D.pdf1.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.