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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: José Roberto Montes Heloanipt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent317 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleDiscurso pedagógico da empresa = um estudo de manipulação dos sentimentospt_BR
dc.title.alternativePedagogical discourse of the companypt_BR
dc.contributor.authorPellegrini, Rosivaldopt_BR
dc.contributor.advisorHeloani, José Roberto Montes, 1956-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.subjectOrganizaçãopt_BR
dc.subject.otherlanguageFeelingsen
dc.subject.otherlanguagePedagogyen
dc.subject.otherlanguagePoweren
dc.subject.otherlanguageCapitalismen
dc.subject.otherlanguageOrganizationen
dc.description.abstractResumo: Este trabalho pretende uma análise crítica do discurso pedagógico de uma determinada empresa, caracterizada no seu conteúdo pelo que entendemos ser a manipulação dos sentimentos dos trabalhadores, denominados eufemisticamente de "colaboradores". Defendemos que essa manipulação está mais presente em alguns instrumentos criados por essa corporação. Qual seja; seu suposto código de postura ética, seu site onde se situa o departamento de recursos humanos e suas revistas de circulação interna. Na análise da empresa, procuramos verificar alguns elementos do conteúdo do seu código de postura ética, que nos pareceu apresentar inúmeras contradições, nos levando a questionar se de fato existiria ética nessa empresa. Além do que, entendemos que algumas conseqüências desse discurso provocaram sentimentos nos "colaboradores", que nos parecem serem intencionais por parte da corporação. No que tange às revistas de circulação interna, estas se tornaram presentes em praticamente todos os capítulos e tópicos do trabalho. Possibilitaram que entendêssemos bem melhor sua pedagogia corporativa, dando encaminhamento para um discurso de determinada virtuosidade, de "empresa-cidadã", posto que esta estivesse auxiliando seus "colaboradores", família e comunidade, com suas ações no campo da responsabilidade social. Diante disso, esse processo nos levou a analisar aspectos da importância da imagem da empresa e do fetiche da sua marca. Isto posto, o encaminhamento se deu no sentido de pensar as contradições de seu discurso pedagógico e a possibilidade de construção da consciência por parte de "seus colaboradores". Entendemos que se trata de uma questão extremamente importante diante das mudanças no capitalismo contemporâneo, posto que fossem reestruturadas formas de produção, surgiram inovações tecnológicas, desemprego e precarização da força de trabalho, com novas formas de gestão corporativa e acumulação de capital. Isso nos conduz à reflexão da necessidade e da importância da análise desse processo. Nesse sentido, na medida em que buscamos aprofundar a análise do discurso pedagógico da empresa, nos defrontamos com a questão de pensar momentos que possibilitem a construção de transformações, alcance e os limites em seu interior. Qual seja: uma reflexão no que tange à construção da consciência "desses colaboradores", diante das condições materiais de produção, das contradições de seu discurso e da relação desse processo com os sentimentos dos trabalhadores, pensando nas relações de poder, bem como na exploração, manipulação, sedução e fetiche da mercadoria. Dentro dos nossos limites, nossa intenção seria no sentido de que essa reflexão contribua para se entender um pouco melhor o mundo do trabalho.pt
dc.description.abstractAbstract: The purpose of this work is to carry out a critical analysis of the pedagogical discourse of a certain company, characterized by what it is understood as the feelings manipulation of workers called euphemistically of "collaborators". We defend that this manipulation is more present in some instruments created by this corporation, that is, its alleged code of ethics attitude, its site where the human resources department and its internal circulation magazines are located. In the company analysis we tried to verify some elements in its ethics code, which seemed to present several contradictions, leading us to question if there would really exist ethics in this company. Besides, we understood that some consequences of this discourse caused feelings in the "collaborators", that seem to be intentional on the company's part. As for the magazines of internal circulation, they became present in practically all the chapters and topics of the work. They made it possible for us to better understand its corporative pedagogy, leading to a discourse of virtuousness, of "citizencompany", since it would be assisting its "collaborators", family and community with its actions in the social responsibility field. In face of this, this process led us to analyze aspects of the importance of the company's image and the fetish of its brand. After that, the contradictions of its pedagogical discourse and the possibility of the building of awareness with "its collaborators" were considered. It is understood that this is an extremely important issue in face of the changes in the contemporary capitalism, for forms of production were restructured, technological innovations, unemployment and precariousness of the work force were arisen, with new forms of corporative management and accumulation of capital. It is concluded that it is necessary and important to analyze this process. In this sense, as we intend to deepen the analysis of the company's pedagogical discourse, we face the issue of thinking of moments that might make it possible the construction of transformations, its range and its limits within itself. That is, a reflection concerning the building of awareness of "these collaborators", in face of the material conditions of production, of contradictions in its discourse as well as of the relation of this process with the workers' feelings, thinking about the relations of power, as well as the exploration, manipulation, seduction and fetish of the merchandise. Taking our limitations into consideration, our intention was to help understanding the world of work.en
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.citationPELLEGRINI, Rosivaldo. Discurso pedagógico da empresa = um estudo de manipulação dos sentimentos. 2010. 317 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251445>. Acesso em: 15 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplinePoliticas de Educação e Sistemas Educativospt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Educaçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSegnini, Liliana Rolfsen Petrillipt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSilva, Eduardo Pinto ept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameWolff, Simonept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameBorges, Zacarias Pereirapt_BR
dc.date.available2018-08-16T00:34:16Z-
dc.date.accessioned2018-08-16T00:34:16Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-16T00:34:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pellegrini_Rosivaldo_D.pdf: 29918492 bytes, checksum: f98bedd177522da27925fef3463456ec (MD5) Previous issue date: 2010en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251445-
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