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Type: TESE
Title: Formação continuada de professores em terras de fronteiras - Oeste do Paraná : 1973-1992
Title Alternative: Continuing formation of teachers in frontiers lands - West Paraná : 1973-1992
Author: Kuiava, José, 1944-
Advisor: Geraldi, Corinta Maria Grisolia, 1952-
Abstract: Resumo: Este trabalho retoma ações de formação continuada de professores, no período de 1973 a 1992 no oeste do Paraná, espaço e tempo das obras da hidrelétrica binacional de ITAIPU. Grande parte deste período histórico é o da ditadura militar brasileira. Narrativa histórica resultante da pesquisa e exame de documentação de arquivo, permeada de reflexões teóricas na forma de apontamentos. Procurei preservar o sentido da historicidade pela indissociabilidade dos métodos de pesquisa e exposição das ações que foram organizadas, coordenadas e subsidiadas pelo Projeto Especial Multinacional de Educação Brasil, Paraguai, Uruguai-MEC/OEA. Originado no escritório da OEA em Washington, com a coordenação nacional em Brasília e a Coordenação local em Foz do Iguaçu, o Projeto atuou no período de 1975 a 1983 atendendo pressuposto de que o empreendimento da ITAIPU provocaria mudanças sociais imprevisíveis na região fronteiriça com o Paraguai e a Argentina, que as ações de intervenção deveriam amenizar. Para dar continuidade às ações, o Projeto foi o berço da Associação Educacional do Oeste do Paraná, ASSOESTE, em 1980. Nas frinchas do fechamento político-militar, havia espaços reais para uma vontade política contra-hegemônica se imiscuir, sobrevivendo taticamente no jogo da correlação de forças, um jogo em ziguezague. Assim os dólares do Projeto traziam para a região professores de grandes centros universitários de oposição ao regime militar. Nas ações aqui retomadas, três grandes frentes são consideradas: o enfrentamento com o sistema político, trabalhado de forma sub-reptícia, mas constante, chegando à formação de uma consciência ideológica de que os problemas de desenvolvimento social somente seriam resolvidos aglutinando forças regionais (e não de município a município); a produção capitalista, intensiva e mecanizada na lavoura, com suas consequências para o meio ambiente, a que a ideologia cooperativista não conseguiu fazer frente nem as ações de formação foram capazes de perceber a instrumentalização a que estavam submetidas; e por fim a intervenção nos processos escolares, pela formação continuada dos professores - tema deste trabalho - e pela produção de material didático, particularmente para a alfabetização e para a área de Estudos Sociais. Se o narrador deixa a seus ouvintes a faculdade de extrair os sentidos dos fenômenos narrados, o pesquisador parte da narrativa para a reflexão, com esta extrai do vivido lições que possam servir como balizas - jamais regras - de ações futuras. Como as lições são sempre muitas, e variam segundo o contexto da escuta reflexiva da narrativa, o que as torna inumeráveis, apresento as seguintes lições: a) jogar em ziguezague obriga a considerar o outro lado, fato que obriga a negociações, e muitas das jogadas são demandadas e dirigidas pela parceria do jogo: faz-se uma aposta de que as sobras nos sejam mais benéficas para os pontos de vista defendidos, mas não se tem de antemão certeza dos resultados; b) a vulnerabilidade da estrutura: apesar de todo o fechamento político, do controle, da ordem, sempre por baixo das águas acalmadas um mundo se agita abrindo frinchas, por onde vazam outras possibilidades. c) o princípio da alteridade implica também aquele da insubstituibilidade dos sujeitos envolvidos: se outros fossem os sujeitos, outras seriam as ações e outras seriam as histórias; d) a incomensurabilidade das ações de intervenção pedagógica de que não se pode de antemão prever todos os seus resultados; e) os dólares de um organismo externo, embora tivessem um destino pré-estabelecido, foram condição necessária face ao financiamento à continuidade das ações táticas contra hegemônicas nos processos de formação; f) por fim, a narrativa mesmo em sua linearidade contem elementos para outras pesquisas: há outros sentidos possíveis inteiramente distintos.

Abstract: This work reclaims the teacher's continuing education project, between 1973 and 1992 at west Paraná, location and time of the construction project of Itaipu binational hidroeletric power plant. Most of this historical period is marked by dictatorship in Brazil. It's a historical narrative resulting from research and analysis of archive documentation, intertwined by theoretical reflections represented as appointments. I intended to preserve the meaning of historicity by attaching research methods and the exposure of actions which were organized, coordinated and supported by the Multinational Project of Education Brasil, Paraguai and Uruguai -MEC-OEA. Created at OEA's Office in Washington, with national coordination in Brasilia and local coordination in Foz do Iguaçu, the Project took place between 1975 and 1983, following the assumption that Itaipu's construction project would raise unpredictable social changes in the border area between Paraguai and Argentina, which should be eased by this intervention. In order to continue these actions, this Project gave rise to the Educational Association of West Paraná, ASSOESTE, in 1980. At the gaps of the political-military restrictions, there were real spaces for political will against hegemony to be in, strategically surviving to the forces correlation struggle, a zigzag game. Therefore, the Project dollars has brought to the region teachers of important university centers, opposed to the military regime. Among these reclaimed actions, we consider three leading lines: the struggle against political system, illegally but constantlyleaded, reaching the formation of ideological consciousness about the problems of social development and the following solution through the joint of regional forces (and not local forces); the capitalist production as mechanized production-intensive farms and its consequences to the environment, which were not sufficiently confronted neither by the cooperative ideology, neither by the formation actions, that were unable to realize its own manipulation; and, at last, the intervention in the educational processes, through teacher's continuing education - theme of this work - by the production of textbooks, particularly addressed to alphabetization and to the Social Studies field. Assuming that the narrator let the listeners to be able to extract the meanings of narrated phenomena, the researcher starts from narration to reflection, extracting from living experience lessons which can be used as goals - never rules - for future actions. As long as there are many lessons that changes according to the context of the narrative reflexive listening - which make them unlimited, I present the following lessons: a) zigzag playing forces to consider the other side, which leads to negotiations, whereas many moves are demanded and ruled by the partnership of the game: a bet is made considering that the leftovers bring more benefits to our defended point of view, even not being previously sure about the results; b) vulnerability of the structure: despite all political closure, control and order, underneath the smooth water there is an effervescent world opening gaps with leaking possibilities; c) the alterity's principle implies also on non replacement of evolved subjects: if there were another subjects, there would be another actions and another stories; d) the incommensurability of pedagogical intervention actions, which results can't be predicted in advance; e) the dollars of an external organization, even though having a pre established destiny, were important condition due to the financial support and continuity of tactical and non hegemonic actions in the formation processes; f) and at last, the very narrative, which in its own linearity pursue contents to another researches: there is others possible and completely distinct meanings.
Subject: Educação permanente
Educação - História
Investigação
Narrativa
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2012
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

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