Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251440
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Influencias atuantes nas expectativas e percepções a respeito das funções de supervisão escolar entre professores e especialistas de educação
Author: Cruz, Maria Yvoneti da
Advisor: Maher, James Patrick, 1949-2009
Abstract: Resumo: Este trabalho teve por objetivo identificar a existência de consenso, ambigüidade ou conflito nas expectativas e percepções mantidas por professores e especialistas de educação, a respeito do papel da Supervisão, a nível de unidade escolar, ou Coordenação Pedagógica, numa amostra de sujeitos atuando em unidades escolares subordinadas as 1a. e 2a. Delegacias de Ensino do Município de Campinas. A pesquisa foi motivada pela ênfase atribuída a função de Coordenação, como elemento de integração do processo educativo, e a observação das condições da realidade, para a efetividade desse trabalho. Através de pesquisa de campo, procurou-se levantar os dados por meio da aplicação de um questionário, onde se especificam uma serie de atividades atribuídas a função supervisora, dados demográficos, e variáveis independentes: experiência com Coordenação e nível de formação e atuação. 0 referencial teórico adotado tornou por base de analise conceitos da Teoria do Papel, que se ocupa da transmissão e interação dos papeis na organização, a literatura relacionada ao assunto, a legislação e o "modelo" de Supervisão adotado pela Secretaria da Educação. Os resultados obtidos continuam a existência de consenso entre os grupos para grande parte das atividades supervisoras relacionadas as dimensões de planejamento e coordenação, mas diminuindo nas de avaliação e assessoria. Ambigüidade o conflito nas respostas foram observadas, em média, em 40% das atividades, indicando a necessidade de esclarecimentos a respeito daquelas funções, a fim de evitar problemas de relacionamento, e possibilitando maior integração entre os elementos com vistas a mudança da realidade. Considerações são feitas a propósito da necessidade de reflexão e de melhoria das condições de trabalho desse especialista, desde a sua formação, e dos demais elementos envolvidos no processos de ensino, em suma, do conjunto dos educadores, atuando em função das necessidades da realidade, ao invés simplesmente da introdução de inovações e, assim, possibilitando a elaboração de um "modelo" de supervisão que promova a mudança.

Abstract: Not informed.
Subject: Supervisão escolar
Escolas - Organização e administração
Supervisores escolares
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: CRUZ, Maria Yvoneti da. Influencias atuantes nas expectativas e percepções a respeito das funções de supervisão escolar entre professores e especialistas de educação. 1981. 132f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251440>. Acesso em: 20 jul. 2018.
Date Issue: 1981
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Cruz_MariaYvonetida_M.pdf2.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.