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Type: TESE
Title: Palavras de cidadania(s) = discursos, percursos e significações
Title Alternative: Words of citizenship : discourses, courses and siginifications
Author: Santos, Thelma Belo Anacleto dos
Advisor: Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-
Abstract: Resumo: O presente estudo busca pensar a questão da(s) cidadania(s) e os sentidos a ela(s) conferidos por estudantes concluintes do ensino fundamental de uma escola pública da periferia de Campinas. A pesquisa, que se desenvolveu semanalmente durante o 2º semestre de 2008 junto a três turmas de 8ª série, norteou-se teórica e metodologicamente pela perspectiva histórico-cultural (Vigotski; Bakhtin), num diálogo com autores da Análise do discurso, da Antropologia e da Sociologia. Procurando superar posturas mais recorrentes sobre o tema da cidadania, que abordam o homem, suas práticas sociais e discursivas a partir das dicotomias clássicas nas ciências humanas: social x individual; estrutura x processo, esta pesquisa preocupa-se com a capacidade especificamente humana de significar e conferir sentidos à realidade. Num processo de apropriação, conformação e transformação, os sujeitos atuam sobre sua realidade, modificando-a e modificando-se, sem prescindirem das suas condições concretas de vida. A cidadania, nesse movimento, é pensada como conceito e como prática social/discursiva múltiplos e polissêmicos, cujos significados vão sendo elaborados, questionados e transformados a partir das vivências cotidianas compartilhadas no espaço escolar.

Abstract: This study aims to think about the question of citizenship and the meanings given to it by 8th grade students of a public school in the outskirts of Campinas. The research, developed during the 2nd semester of 2008 with three classes from the 8th grade, is theoretically and methodologically guided by the historical-cultural perspective (Vigotski; Bakhtin), in a constant dialogue with some authors from the Discourse Analysis, Anthropology and Sociology. Trying to overcome recurring positions about the theme of citizenship, which approach man and his social/discursive practices from the classical dichotomies in Human Sciences: social x individual; structure x process, this research worries about the specifically human capacity to signify and confer meanings to reality. In a process of appropriation, conformation and transformation, the subjects act over reality,modifying it and modifying themselves, without renouncing their concrete life conditions. In that movement, the citizenship, both as concept and social/discursive practice, is seen as a multiple and polysemic question which significations are being elaborated, questioned and transformed by the everyday experiences shared at school.
Subject: Cidadania
Perspectiva historico-cultural
Práticas educativas
Praticas discursivas
Significação (Psicologia)
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2010
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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