Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251415
Type: TESE
Title: Móveis de sala no quarto dos fundos = trajetória do saber artesanal em uma escola salesiana
Title Alternative: Living room furniture in the room of funds : traditional knowledge trajectory in a Salesian school
Author: Kochem, Ivan Jaques
Advisor: Bittencourt, Agueda Bernadete, 1950-
Bittencourt, Agueda Bernardete
Abstract: Resumo: Desenrolamos a trama de um espaço de educação profissional, criado para ensinar e produzir objetos utilitários e estéticos, e que ainda subsiste como espaço de filantropia na Escola Salesiana São José. Esta escola privada, do município de Campinas, desde sua origem sustenta uma história conjunta com uma marcenaria situada dentro de seus portões. Para contar esta história, como em uma oficina, fomos preparando cada peça: as vozes dos mestres de ofício, de alunos internos e outros que encontrávamos pelo caminho; a bibliografia levantada; os artigos de jornais; as imagens e os arquivos fotográficos; e os documentos institucionais, como os livros de crônicas, boletins salesianos, material instrucional, entre outros. Com estas peças em mãos fomos recuperando cada encaixe e montado as relações, as representações e os valores estabelecidos ao longo da segunda metade do século XX. Sustentando a marcenaria como ponto de fuga deste desenho, descobriu-se que, nas contingências do tempo, um saber artesanal foi importado, se estabeleceu no espaço central da escola e foi, juntamente com outros ofícios na sociedade brasileira, deslocada para um lugar marginal na ordem institucional e na formação técnico-profissional.

Abstract: This text unfold the weft threads of an area of training and production of aesthetic and utilitarian objects, which existed and still exists as an area of philanthropy in San Jose Salesian School. A private school for middle class in Campinas, which maintains within its gates a school of carpentry. From the voices of the masters of this craft, the bibliography reviewed, institutional documents, photographs and newspaper articles, the research dealt with the relationship, the representations and the values established in the educational institution during the second half of the twentieth century. In this educational workshop, a carpentry shop, a craft knowledge was imported, was established as a central place in school and was, along with the offices of the Brazilian society, moved to a marginal place in the technical-vocational education.
Subject: Escolas salesianas
Educação profissional
Saber
Marcenarias
Memória
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2010
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Kochem_IvanJaques_M.pdf5.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.