Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251398
Type: TESE
Title: Uma análise da produção audiovisual colaborativa = uma experiência inovadora em uma escola de ensino fundamental
Title Alternative: Analysis of collaborative audiovisual production : an innovation experience in an elementary school
Author: Garbin, Mônica Cristina, 1984-
Advisor: Amaral, Sergio Ferreira do, 1954-
Abstract: Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar de que forma se deu a colaboração entre os alunos e os professores para a construção de um vídeo educativo, em uma escola de ensino fundamental localizada em Campinas. O estudo foi desenvolvido durante os anos 2009 e 2010 e pretende responder a pergunta "De que maneira se da o processo de colaboração alunos e professor durante a produção de um vídeo educativo?". Para tanto, organizamos nosso trabalho em três etapas, sendo que a primeira correspondente a criação dos materiais a serem usados na pesquisa de campo; a segunda, diz respeito ao trabalho de campo, com observações e entrevistas dos sujeitos, e a terceira relaciona-se a criação de parâmetros para análise dos dados e a análise propriamente dita. Além disso, a pesquisa na escola foi dividida em duas fases, sendo que na primeira trabalhamos com estudantes e professores do ensino médio e na segunda do ensino fundamental ciclo II. Durante a análise dos dados utilizamos nossa pesquisa bibliográfica para ajudar na identificação dos processos encontrados em nosso material coletado, caracterizando-os como colaborativos ou não. Ao final da pesquisa notamos que o processo de colaboração entre alunos e professores requer uma mudança de postura dos mesmos.

Abstract: The aim of this paper is to examine how the collaboration took place between students and teachers to build an educational video in an elementary school located in Campinas. The study was conducted during the years 2009 and 2010 and intends to answer the question "How is the collaborative process of students and teacher during the production of an educational video? Therefore, we organize our work into three phases: the first one correspond to the creation of materials to be used in our field research, the second relates to the field work (observations and interviews with the subjects), and the third relates to establishing parameters for data analysis and the analysis itself. Furthermore, the school research was divided into two phases: the first one we worked with high school teachers and students and in the second one we worked with teachers and students from the second cycle of basic education. During data analysis we used our literature research to help us to identify the found processes in our collected material, characterizing them as collaborative or not. At the end of the study we have noted that the process of collaboration between students and teachers requires a change of attitude from them.
Subject: Audiovisual - Produção
Web
Tecnologia educacional
Ensino fundamental
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2010
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Garbin_MonicaCristina_M.pdf905.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.