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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Vera Lúcia Sabongi De Rossipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent202 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleFormação do coordenador pedagogico na construção do projeto político-pedagógico das escolas da rede municipal de Hortolândia : desdobramentos de uma históriapt_BR
dc.title.alternativePedagogical coordinator's education in the construction of the political-pedagogic project of the public schools nfrom Hortolândia : developments of a storypt_BR
dc.contributor.authorBaiocchi, Juliana Cristina Chaves Buldrin, 1980-pt_BR
dc.contributor.advisorDe Rossi, Vera Lúcia Sabongi, 1949-pt_BR
dc.contributor.advisorRossi, Vera Lucia Sabongi dept_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectProjeto político-pedagógicopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectCoordenador pedagogicopt_BR
dc.subjectCultura escolarpt_BR
dc.subject.otherlanguagePedagogical-political projecten
dc.subject.otherlanguageDemocratically administrationen
dc.subject.otherlanguagePedagogical coordinator formationen
dc.subject.otherlanguageScholar cultureen
dc.description.abstractResumo: Com esta pesquisa, procuro compreender alguns dos desdobramentos da cultura escolar no processo histórico de formação de Coordenadoras Pedagógicas, para construção da gestão democrática do Projeto Político-Pedagógico (PPP) das escolas de Ensino Fundamental da rede pública municipal de Hortolândia. Processo este, desencadeado por Coordenadores-Formadores, professores e Secretário de Educação, inspirados, principalmente, na lógica emancipadora de Paulo Freire, no período de 2005 a 2008. Os objetivos foram favorecer a reflexão sobre a atuação dos órgãos colegiados, e de suas contribuições necessárias para o exercício da cidadania democrática, no âmbito das políticas (micro e macro); e o de analisar os limites e possibilidades do processo de formação de Coordenadores Pedagógicos no PPP. Os referenciais teórico-metodológicos foram construídos a partir de fontes documentais, produzidas por educadores: livro ata de reuniões, PPPs, Planos e Cronogramas de estudos realizados, textos escritos e livros produzidos, bem como pela história oral, através de entrevistas realizadas junto a quatro coordenadoras pedagógicas de escolas públicas de Ensino Fundamental. Fontes que mantiveram o diálogo com estudiosos diversos. A cultura escolar, produzida ao longo do processo de formação das coordenadoras pedagógicas, foi compartilhada por seus atores e representantes, em defesa da gestão colegiada, responsável pela produção do PPP mais democrático nas escolas públicas. Atuaram em meio a armadilhas conceituais dos conflitos de interesses e de valores (nem sempre reconhecidas como tais), e com inúmeras dificuldades políticas, burocráticas, legais que também têm culturas próprias. Culturas políticas produzidas e gestionadas por reformadores, supervisores, gestores, em interação com teorias produzidas em educação, que por sua vez influenciaram reformas educativas e condicionaram a cultura escolar.pt
dc.description.abstractAbstract: In this research it intended to comprehend some developments from the scholar culture in the historic process of Pedagogical Coordinator formation to the democratical administration of the Pedagogical-Political Project (PPP) from the municipal basic public schools from Hortolândia. This process were unleashed by Formers-Coordinators, teachers and Education Secretary inspired, principally, in an emancipatory logical from Paulo Freire in 2005 to 2008 period. The objectives promote the reflexion about the collegiate parts and from their necessary contributions to the democratical citizenship exercise in the political (micro and macro) ambit; and to analyze the limits and possibilities of the Pedagogical Coordinator formation process into the PPP. The methodological-theoretic referential were constructed from documental fonts, several writings produced by teacher (as meetings register book, PPPs, Plans and realized studies chronogram, writing texts and produced books), and by the oral history produced with interviews realized with four pedagogical coordinators from basic public schools. Some sources support the dialogue with several studious. The schoolar culture produced through the long process of pedagogical coordinators formation were shared by their actors and representants in defense of collegiated administration responsible by the most democratical PPP production in public schools. Atuacted in conceptual traps from conflicts of interests and values (not always regonized as it) and with several political, burocratical, legal dificulties with has their own culture besides. Political cultures produced and administrated by reformers, supervisors, directors in interaction with theories produced in education that influenced educative reforms and stipulated the schoolar culture.en
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.citationBAIOCCHI, Juliana Cristina Chaves Buldrin. Formação do coordenador pedagogico na construção do projeto político-pedagógico das escolas da rede municipal de Hortolândia: desdobramentos de uma história. 2012. 202 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251351>. Acesso em: 21 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEducação, Conhecimento, Linguagem e Artept_BR
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameAragão, Ana Maria Falcão dept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameAzevedo, Leny Cristina Soares de Souzapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameZamboni, Ernestapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnamePinheiro, Ana Reginapt_BR
dc.date.available2018-08-21T21:40:39Z-
dc.date.accessioned2018-08-21T21:40:39Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-21T21:40:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Baiocchi_JulianaCristinaChavesBuldrin_M.pdf: 1651623 bytes, checksum: d92f08f353bd070be3d1ef23b402e2cf (MD5) Previous issue date: 2012en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251351-
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