Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251339
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Possíveis relações entre escola e arte = um estudo de caso da Escola Estadual Professora Irene de Assis Saes
Title Alternative: Possible relations between school and art : public state school Professor Irene de Assis Saes case study
Author: Ferreira, Simeire Cristina Hackmann
Advisor: Zan, Dirce Djanira Pacheco e, 1969-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo reconstruir parte da História dos projetos artísticos desenvolvidos, na Escola Estadual Professora Irene de Assis Saes, na cidade de Santa Bárbara d'Oeste (SP), durante os anos de 2002 a 2007. Os projetos visavam contribuir com a humanização do aluno através da arte, e para tanto, participavam de eventos culturais na cidade como "Verso Vivo" e "FETESB", que estimulavam os estudantes, a declamarem poemas e montarem peças teatrais, sendo apresentadas no teatro municipal. A História Oral foi a metodologia escolhida para a realização desta pesquisa. Para tanto, foram entrevistadas 13 pessoas, entre professores e alunos. As entrevistas visavam reconstruir a história dos cinco anos de projeto na escola e articulá-la a experiência pessoal destes sujeitos. Através destas entrevistas, foi possível observar como os alunos, participantes do projeto, se sentiram valorizados e começaram a ter maior perspectiva de futuro e objetivos. Foi visível o processo restaurador da escola, com o desenvolvimento dos projetos artísticos, como a redução da depredação do prédio escolar, melhoria do rendimento escolar, e maior participação da comunidade na escola.

Abstract: This research has the objective to rebuild part of the history of developed artistics projects, in State Public School Professora Irene de Assis Saes, in the city of Santa Bárbara d'Oeste, SP, during the years 2002 to 2007. The projects aimed to contribute to student humanization by art, and for that, they participated in cultural events in the city as "Verso Vivo" - Living Poetry - and FETESB - Santa Bárbara Student Theater Festival - that stimulates school system student to recite poems and to stage plays that are presented in our municipal theater. The Oral History was the choosen methodology to carry out this research. Thirtee people were interviewed between teachers and students. The interviews aimed to rebuild five years history of this project in the school and articulate in to personal experience of these persons. Through these interviews it was possible to observe how the students that participated of the project had felt valued and began to have higher perspective of their goals and future. It was visible reduction of the depredation of the school building, improvement of school performance, and more community involvement in the School Institution.
Subject: Arte e educação
Escolas
Ensino médio
Juventude
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: FERREIRA, Simeire Cristina Hackmann. Possíveis relações entre escola e arte = um estudo de caso da Escola Estadual Professora Irene de Assis Saes. 2010. 132 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251339>. Acesso em: 17 ago. 2018.
Date Issue: 2010
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Ferreira_SimeireCristinaHackmann_M.pdf4.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.