Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251334
Type: TESE
Title: O conhecimento matematico e o uso de jogos na sala de aula
Author: Grando, Regina Celia
Advisor: Fini, Lucila Diehl Tolaine, 1945-
Abstract: Os jogos fazem parte do nosso contexto cultural. No âmbito desta pesquisa, o interesse se volta para o jogo pedagógico, mais especificamente, para o jogo no ensino da Matemática. O ambiente de pesquisa é a sala de aula, o instrumento é o jogo e a investigação surge da necessidade de compreensão dos aspectos cognitivos envolvidos na utilização deste instrumento na aprendizagem Matemática. Investigam-se os processos desencadeados na construção e/ou resgate de conceitos e habilidades matemáticas a partir da intervenção pedagógica com jogos de regras. Os sujeitos da pesquisa foram 8 alunos da 6ª série (11/12 anos) do Ensino Fundamental, realizando atividades de intervenção pedagógica com dois jogos matemáticos (Contig 60® e Nim). Os dados foram analisados qualitativamente, segundo unidades de análise pré-definidas no estudo piloto. Os resultados mostraram o processo desencadeado na construção dos procedimentos e conceitos matemáticos, pelos sujeitos, em situações de jogo.

Abstract: Games are part our cultural environment. This research focuses on pedagogical game, precisely the mathematics teaching games. The research setting is the classroom. The game itself is a tool. The need of searching comes from the seek of comprehension of the cognition process involved during the game use in mathematics learning. The process that happens in the building and/or the recollection of mathematical concepts and skills investigated. This process shows up during pedagogical intervention with games. There were 8 students involved in this research. They were Elementary School (11/12 years old). Two mathematical pedagogical games were played with the students: Contig 60® and Nim. The data analysis was qualitative, according to pre-defined analyzer unities taken form previous test. The results showed the process that happens in mathematical concepts building.
Subject: Jogos em educação matemática
Matemática - Estudo e ensino
Psicologia
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2000
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Grando_ReginaCelia_D.pdf5.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.