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Type: TESE
Title: A política de educação infantil no município de Campinas-SP : um diálogo com as fontes documentais
Title Alternative: The politics of early childhood education in the city of Campinas-SP : a dialogue with the documentary sources
Author: Cassan, Elaine Regina, 1969-
Advisor: Mazza, Débora, 1963-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender o processo de construção da Política de Educação Infantil no município de Campinas/SP, no período de 1993 a 2008. Para tanto, tomou como fonte, documentos localizados sob a guarda da Secretaria Municipal de Educação (SME), bem como, outros coletados junto a profissionais que atuaram na Rede assumindo diferentes funções. A pesquisa se insere numa perspectiva crítica e interdisciplinar e está ancorada no paradigma de investigação qualitativa. Os procedimentos para coleta de dados estão assentados nos referenciais de March Bloch (2001) e Le Goff (2003), especialmente no que subsidiam a construção do conceito de documento e monumento, processos de seleção, organização, crítica e análise documental. Do trabalho, com as fontes documentais, emergiu três eixos recorrentes e significativos que deram visibilidade a continuidades e mudanças ocorridas na Política de Educação Infantil. São eles: diretrizes político-pedagógicas, formação de professores e currículo. A pesquisa revelou que o documento foi um potente suporte para a compreensão das políticas de educação infantil implementadas, dos sujeitos, e dos processos vivenciados. Revelou que as políticas implementadas pelas gestões municipais operaram em consonância com as mudanças legais ocorridas no âmbito nacional, com os embates teóricos e metodológicos do campo político e científico, e com as conferências internacionais que reclamaram à Educação Infantil, o direito alienado, a formaçao inicial, continuada e em serviço e o atendimento à criança pequena pautado na indissociabilidade entre o educar e o cuidar.

Abstract: This research aims at understanding the construction process of the Early Childhood Education Policy in the city of Campinas, São Paulo State, from 1993 to 2008. For that purpose, documents that were under the custody of the Municipal Education Department (SME), as well as others collected from professionals who have worked in different positions in the Municipal Department of Education were taken as sources. The research assumes a critical and interdisciplinary perspective and consists of a qualitative research. The procedures for data collection are based on March Bloch (2001) and Le Goff (2003), especially in the construction of the concepts of document and monument, selection processes, organization, critical and documental analysis. From the work with the documentary sources, three recurring and meaningful axes emerged that gave visibility to continuities and discontinuities in the Early Childhood Policy. They are: political-pedagogical guidelines, teacher training and curriculum. The research revealed that the document was a powerful support to the understanding of the early childhood education policies implemented, of the actors and of the processes experienced. The work showed that the policies implemented by the municipal administrators operated in accordance with legal changes at the national level, with the theoretical and methodological conflicts in the political and scientific areas and with the international conferences that claim to the early childhood education the alienated right to initial, continuing and in-service education, and the assistance of infants guided on the inseparable concepts of educating and caring.
Subject: Políticas públicas
Educação infantil
Documentos
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2013
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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