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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Acacia Aparecida Angeli dos Santospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent77f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleEstudo da criatividade no Brasil : analise das teses/dissertações em psicologia e educação : (1970/1993)pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Andrea Temponi dospt_BR
dc.contributor.advisorSantos, Acácia Aparecida Angeli dos, 1949-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.description.abstractResumo: A criatividade vem sendo estudada em diversas áreas das ciências humanas. O objetivo principal desta pesquisa foi analisar parte da produção científica da criatividade no Brasil entre 1970 e 1993. Para isso foram verificados os resumos de 59 teses/dissertações defendidas em programas de pós-graduação de Psicologia e Educação. Os dados foram categorizados quanto ao tipo de estudo (empíricos e teóricos), abrangência da pesquisa (básica e aplicada) e abordagens básicas dos estudos (psicométrica, comportamental, psicogenética, psico-sociológica, humanista e fenomenológica). Os estudos empíricos foram analisados mais exaustivamente a partir de sua caracterização, local de realização de estudos e sujeitos. Os resultados mostraram que a maioria dos estudos sobre o tema criatividade são empícos e tratam da relação entre variáveis em situação natural ou simulada, caracterizando a pesquisa aplicada. Em relação as abordagens básicas, as que mais são utilizadas para sustentar os estudos são a comportamental seguida pela psicométrica. Dos estudos empíricos, a maioria são pesquisas experimentais realizadas com maior freqüência na escola, com alunos do 1 Q grau (5_ a 8_ série). Acredita-se que esses dados possam "retroalimentar novas pesquisas em criatividade que venham suprir as lacunas detectadaspt
dc.description.abstractAbstract: Creativity is being studied in several areas of the human sciences. The main objective of this research was to analyse part of the scientific production of creativity in Brazil between 1970 and 1993. For this purpouse the abstracts of 59 theses/dissertations defended in Psycology/Education pos-graduation programs were verifed. The data were classified as to the type of study (empirical or theoretical), comprehensiveness of the research (basic or applied) and basic approaches of studies (psychometrical, behavioral, psychogenetical, psycho-sosiological, humanistic, phenomenological). The empirical studies were analysed more exhaustively from their characterization, location where they tooke place and subjects. The results have shown that the majority of the studies on creativity are empirical and deal with the relationship between variables in natural or simulated situations, characterizing the applied research. With respect to the basic approaches, the ones that are used more often to support the studies are the behavioral, followed by the psychometrical. From the empirical studies, most of the researches are experimental, carried out with greater frequency with elementary school pupils. It is believed that these data can feedback new researches on creativity which will fill the lacunas detected.en
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued1995pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Andrea Temponi dos. Estudo da criatividade no Brasil: analise das teses/dissertações em psicologia e educação : (1970/1993). 1995. 77f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, [S.l.]. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251304>. Acesso em: 20 jul. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplinePsicologia Educacionalpt_BR
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopt_BR
dc.date.defense1995-02-24T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-07-20T09:23:41Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T09:23:41Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T09:23:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Santos_AndreaTemponidos_M.pdf: 5202823 bytes, checksum: 500e14fdadebf0d1d69347cb015e50f2 (MD5) Previous issue date: 1995en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251304-
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