Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251293
Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: A ajuda externa para a educação brasileira na produção do mito do desenvolvimento da USAID ao BIRD
Author: Nogueira, Francis Mary Guimarães
Advisor: Xavier, Maria Elizabete Sampaio Prado, 1948-
Abstract: Resumo: Este trabalho demonstrou que as relações de vínculo entre as ajudas econômicofinanceiras para o desenvolvimento brasileiro e a ajuda financeira para o financiamento da educação escolar, dos anos 50 aos anos 90, pautou-se pela mediação da assistência ou cooperação técnica, originariamente compreendida pelos Organismos Internacionais Bilaterais e Multilaterais, como a "melhoria sanitária, comunicações ou educação" e tecnologia. Esses procedimentos incrementariam o processo de industrialização brasileira que, de acordo com a acepção internacional e nacional da época, seria o caminho inexorável para o desenvolvimento econômico. Essa nova conformação internacional se constituirá em uma rede de instituições bilaterais, onde a USAID será sua principal coordenadora no âmbito da difusão dos acordos econômico-financeiros e dos acordos para a educação brasileira. Em solo doméstico essas relações econômico-financeiras emanadas das ajudas externas para o desenvolvimento vão financiar distintos projetos e/ou programas no âmbito da economia e da educação escolar. Tais projetos irão ser coordenados em nível nacional por instituições como o Escritório do Governo Brasileiro para a Cooperação Técnica, a Comissão de Coordenação da Aliança para o Progresso/COCAP e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste/SUDENE, com a principal função de serem indutoras e responsáveis pelos financiamentos concedidos pela USAID, ou através dela. A partir dos anos 70, com a liderança das relações Multilaterais, frente às relações Bilaterais, vai haver uma mudança nas relações de crédito, tanto para o financiamento do desenvolvimento como para o financiamento da educação escolar brasileira. Essas mudanças na conjuntura internacional e nacional vão indicar não só novas modalidades de empréstimos aos países periféricos, como também, vão priorizar e centralizar seu financiamento para a educação escolar básica no Brasil
Subject: Educação e desenvolvimento econômico
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1998
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Nogueira_FrancisMaryGuimaraes_D.pdf11.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.