Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251285
Type: TESE
Title: Características de salas de aula de escolas de maior e menor valor agregado participantes do Projeto GERES Pólo Campinas
Title Alternative: Classrooms' characteristics of schools of higher and lower aggregated values of GERES Project Polo Campinas
Author: Vieira, Juliana Maria Arruda
Advisor: Malavasi, Maria Marcia Sigrist, 1957-
Abstract: Resumo: O presente estudo constitui-se como resultado de uma pesquisa desenvolvida em quarto escolas da Rede Municipal de Ensino de Campinas/SP, selecionadas entre as escolas participantes do Projeto Geração Escolar 2005 (Projeto GERES), e teve como principal objetivo investigar as características da organização do trabalho pedagógico das turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em escolas com diferentes níveis de eficiência. Com os objetivos secundários buscou-se: observar a dinâmica da organização do trabalho pedagógico em salas de aula; identificar e descrever as características presentes na organização do trabalho pedagógico de oito salas de aula das quatro escolas e analisar tais características problematizando-as no contexto das escolas de maior e menor nível de eficiência. Para a definição das escolas foram utilizados como critérios pertencerem ao pólo Campinas, integrarem a rede municipal de ensino, apresentarem diferentes níveis de eficiência e terem professoras que participaram dos anos de aplicação dos testes do Projeto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, organizada em quatro etapas. A primeira, de contato com as escolas para aceitação e realização da pesquisa. A segunda, de identificação dos sujeitos, professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, cujas salas pudessem ser observadas. A terceira, observação de campo nas quatro escolas e das aulas de oito professoras. Por fim, uma quarta etapa, de aplicação de questionários e entrevistas com os sujeitos selecionados. As informações coletadas foram descritas e analisadas, possibilitando concluir que a organização do trabalho pedagógico na aula é permeada pela avaliação, estando presente desde a elaboração da proposta pedagógica da escola até a concretização da aula.

Abstract: The objective of this work was to investigate the pedagogic work organization of the first level classrooms of the "Elementary schools". The study was conducted in four schools of the municipal education net of Campinas, São Paulo selected from the schools of the GERES project. The dynamic of the pedagogic work in eight classrooms of the four schools was characterized in terms of their pedagogical work organization in the context of schools with high and low pedagogic efficiency. The following criteria was used to select the schools: belong to the Campinas Pole, integrate the municipal education net, have different efficiency levels and have teachers who have participated along the years of the application tests of the GERES project. The work was organized in four stages. In the first one, the schools were contacted and asked for acceptance to participate in the study. In the second stage, we contacted the teachers from the first level classrooms to observe their pedagogic practice during teaching. In the third stage, the fieldwork, we expanded the observation of pedagogic practice of eight teacher classrooms of the four selected schools. In the fourth stage we asked the teachers to answer questions from a questionnaire. In this stage we also interviewed the selected teachers. The data we collected allowed us to conclude that the organization of the pedagogic work in the classrooms of the studied schools is permeated by evaluation, being present from the elaboration of the school pedagogical proposal till the effective classroom work.
Subject: Projeto GERES
Escolas
Salas de aula
Avaliação educacional
Conselho de classe
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2011
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Vieira_JulianaMariaArruda_M.pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.