Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251245
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: A psicomotricidade e alfabetização de alunos do 2º ano do ensino fundamental
Title Alternative: The psicomotricity and the literacy process of students in 2nd year of the primary education
Author: Ambrósio, Marcela Fernanda de Souza
Advisor: Oliveira, Gislene de Campos, 1945-
Abstract: Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo geral verificar nos alunos do 2º ano do ensino fundamental, uma provável relação entre o desenvolvimento psicomotor e o seu desempenho escolar no processo de alfabetização. Os objetivos específicos consistiram em: conhecer o desenvolvimento psicomotor dos alunos, no início do processo de alfabetização; comparar o nível de desempenho escolar no processo de alfabetização observando os níveis de desenvolvimento psicomotor em habilidades específicas de esquema corporal, lateralidade, orientação espaçotemporal e coordenação visomotora; analisar os diferentes níveis do desempenho escolar e do desenvolvimento psicomotor de acordo com o gênero (feminino e masculino). Compuseram a pesquisa 40 alunos de escola pública do município de Jundiaí/SP. Realizaram-se uma avaliação inicial e outra final através dos seguintes instrumentos: Exame Psicomotor; Teste Gestáltico Visomotor de Bender - Sistema de pontuação gradual B-SPG; Teste de Inteligência Não Verbal R-2; Provinha Brasil e Adape. Os resultados revelaram que alunos com atraso no desenvolvimento psicomotor apresentam níveis de desempenho escolar insatisfatório e defasagens na maturidade viso-motora.

Abstract: This study aimed to determine in students from 2nd year of elementary school a probable relationship between the psychomotor development and school performance as per their literacy process. The specific objectives were: to know the psychomotor development of students, early in the process of literacy; compare the level of academic performance in the process of observing the literacy levels of psychomotor skills in specific body scheme, laterality, spatial-temporal orientation and visual motor coordination; analyze the different levels of school performance and psychomotor development according to gender (female and male). Forty students from a public school in the town Jundiaí, state of São Paulo, composed the research. The initial and final assessments were conducted by the following instruments: Psychometric Assessment; Bender Visual Motor Gestalt Test - Gradual scoring system B-SPG; Nonverbal Intelligence Test R-2; Provinha Brasil and Adape. The results showed that students with inadequate psychomotor development have poor school performance and discrepancies in the visual motor maturity.
Subject: Psicomotricidade
Desenvolvimento psicomotor
Desempenho escolar
Alfabetização
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: AMBRÓSIO, Marcela Fernanda de Souza. A psicomotricidade e alfabetização de alunos do 2º ano do ensino fundamental. 2011. 79 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251245>. Acesso em: 18 ago. 2018.
Date Issue: 2011
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Ambrosio_MarcelaFernandadeSouza_M.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.