Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251235
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Elisabete Monteiro de Aguiar Pereirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent160 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleO uso da videoconferência em um curso na modalidade semipresencialpt_BR
dc.title.alternativeThe use of videoconferencing in a course in blended modept_BR
dc.contributor.authorOliani, Gilbertopt_BR
dc.contributor.advisorPereira, Elisabete Monteiro de Aguiar, 1949-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectVideoconferênciapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subject.otherlanguageVideoconferencingen
dc.subject.otherlanguageHigher educationen
dc.subject.otherlanguageDistance educationen
dc.subject.otherlanguageDigital technologiesen
dc.subject.otherlanguageTechnologies of information and communicationen
dc.description.abstractResumo: Este trabalho objetivou pesquisar como ocorreu o processo de ensino e aprendizagem, com e por meio da videoconferência, durante o primeiro curso de mestrado stricto sensu semipresencial, ministrado na sala de videoconferências da Faculdade de Educação - FE da Unicamp, em 2006, com o Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET de Cuiabá por meio do Programa Minter. Participaram 10 professores da Unicamp: 06 ministraram aulas na FE e 04 em Cuiabá. Participaram 30 alunos: 20 assistiram aulas na sala de videoconferência da FE e 10 em Cuiabá. Adotamos a metodologia de pesquisa qualitativa e documental e usamos como instrumentos de análise: vídeos das videoconferências; relatórios durante videoconferências; relatórios de acessos dos alunos aos vídeos; questionários de alunos e professores. Visamos conhecer como professores e alunos consideram a educação semipresencial, como ocorre a interação professor-aluno, como professores atuam com o uso da videoconferência e reconhecer quais, as necessárias competências docentes, qual o impacto da tecnologia para o ensino semipresencial e as tecnologias a serem aprimoradas para a produção midiática e o uso em videoconferência. A análise demonstrou que a implantação de cursos com o uso da videoconferência demanda novas formas no processo de ensino e aprendizagem; que há necessidade do professor desenvolver competências pedagógicas, didáticas e técnicas para o ensino semipresencial com o uso da tecnologia; que é relevante o preparo dos conteúdos midiáticos apropriadamente. Acreditamos que o trabalho possa oferecer subsídios e diretrizes para a implantação de um Programa de Preparação de Professores, na Faculdade de Educação, para o uso da videoconferência em cursos semipresenciais.pt
dc.description.abstractAbstract: This study has aimed to investigate how took place the teaching and learning process, with and through videoconferencing during the first stricto sensu Masters blended course, taught in the videoconferencing room at the Faculty of Education - FE Unicamp in 2006 with the Federal Center for Technological Education - CEFET of Cuiabá, through Minter Program. We adopted a qualitative and documentary research methodology and used as analytical tools: recorded videoconferencing sessions; reports during videoconferences sessions; students reports regarding recorded videos, questionnaires received from students and teachers. We aimed to know how teachers and students see the semi-distance education, how the interaction between teacher and student happens, how teachers behave with the use of videoconferencing and to recognize which are the necessary teacher skills, what is the impact of technology to the semidistance education and the technologies to be improved to the mediatic production and the use in videoconferencing. The analysis has shown that the implementation of courses using videoconferencing demands new ways in the teaching and learning process; that the teacher needs to develop pedagogical, didatic and technical skills to the semi-distance education with the use of technology. We believe that this study can offer subsidies and guidelines to the implementation of a Teacher Preparation Program, in the Faculty of Education, to the use of videoconferencing in semi-distance courses.en
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.citationOLIANI, Gilberto. O uso da videoconferência em um curso na modalidade semipresencial. 2011. 160 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251235>. Acesso em: 18 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEnsino e Práticas Culturaispt_BR
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameAmaral, Sergio Ferreira dopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameValente, José Armandopt_BR
dc.date.available2018-08-18T08:31:53Z-
dc.date.accessioned2018-08-18T08:31:53Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-18T08:31:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Oliani_Gilberto_M.pdf: 991542 bytes, checksum: c724416be2629d51904a58e5828d3b44 (MD5) Previous issue date: 2011en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251235-
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Oliani_Gilberto_M.pdf968.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.