Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251221
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Vera Lúcia Sabongi De Rossipt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent239 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleNa transição rural-urbana : a passagem da Escola Mista do bairro Felipão na história da educação púlica campineirapt_BR
dc.title.alternativeIn the transition from rural to urban : the existence of the mixed school in Felipão neighborhood in Campinas public education historypt_BR
dc.contributor.authorSilva, Eliana Nunes da, 1968-pt_BR
dc.contributor.advisorDe Rossi, Vera Lúcia Sabongi, 1949-pt_BR
dc.contributor.advisorRossi, Vera Lucia Sabongi dept_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectEscolas ruraispt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectMigraçãopt_BR
dc.subjectInstituição escolar - Históriapt_BR
dc.subjectCultura escolarpt_BR
dc.subject.otherlanguageRural schoolen
dc.subject.otherlanguagePublic educationen
dc.subject.otherlanguageImigrationen
dc.subject.otherlanguageSchool institution - Historyen
dc.subject.otherlanguageSchool cultureen
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa, desencadeada pelos depoimentos de ex-alunos, de uma ex-professora e referenciada por fontes documentais diversas, tem como objeto de estudo a história da Escola Mista que existiu no bairro Felipão, no município de Campinas (Estado de São Paulo), entre as décadas de 1920 e 1960. Tal narrativa é interpretada pela via principal da cultura escolar e das tensões existentes entre os processos instituídos pelas reformas educativas, no decorrer dos embates entre projetos políticos e pedagógicos no contexto republicano. Justificativas, inspiradas na ampla revisão bibliográfica, apontaram que são raros os estudos sobre a história da educação rural no Brasil e que a diversidade de escolas públicas primárias paulistas é tema ainda insuficientemente investigado pela História da Educação Brasileira. Com aportes teórico-metodológicos inspirados principalmente em Viñao Frago (2001), Portelli (1997), Souza & Faria Filho (2006), Demartini (1989), Schwartzman et. al. (2000), pautou-se na seleção e na análise de fontes documentais imagéticas, escritas (em especial do arquivo da instituição escolar) e na história oral, ou seja, em depoimentos dos entrevistados. Os objetivos principais foram o de narrar a história de uma comunidade de imigrantes italianos; caracterizar a cultura escolar da Escola Mista; analisar a expansão do ensino paulista; e organizar as fontes documentais para o arquivo da escola. Buscou-se problematizar a Escola Mista no movimento mais amplo das reformas educacionais conduzidas pelo governo republicano paulista e suas promessas democráticas de escolarização pública, no contexto da então política nacionalista do Estado Novo e do totalitarismo vigente. No interior da Escola Mista estudada, foi possível visualizar algumas das peculiaridades dessa modalidade de escola primária e suas ambiguidades nesse processo histórico.pt
dc.description.abstractAbstract: This research aims at studying the history of a public mixed school which took place at Felipão neighborhood in the city of Campinas São Paulo State between the decades of 1920 and 1960 based on the reports of previous students and a teacher, supported by different types of documents. The school history is interpreted mainly by the school culture and the existing tensions between established proceedings of educational reforms along with the resistance among political educational projects in the republican context. Arguments inspired by a vast range of bibliography reviews show that there are few publications about the rural school history in Brazil and that the diversity of public elementary schools in São Paulo State are themes insufficiently studied by Brazilian School History. Among theoretical and methodological contributions are Viñao Frago (2001) Portelli (1997) Souza & Faria Filho (2006), Demartini (1989), Schwartzman et. al. (2000) based on a source selection and the analysis of documental types pictures, writings (mainly from school files) and oral history from reports of the people who were interviewed. The main purposes were to report the history of a community of Italian immigrants, characterize the mixed school culture, analyze the expansion of teaching in São Paulo State, and organize documental sources of the school files. We brought into question the mixed school movement in a larger aspect of school reform led by the republican government of São Paulo State and its promises of democratization of the public schools within the nationalist politics context of the Estado Novo and the totalitarianism of that time. In the interior of the mixed school it was possible to visualize some of the peculiarities of this type of elementary school and its duality in this process.en
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Eliana Nunes da. Na transição rural-urbana: a passagem da Escola Mista do bairro Felipão na história da educação púlica campineira. 2012. 239 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251221>. Acesso em: 22 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEducação, Conhecimento, Linguagem e Artept_BR
dc.description.degreenameDoutora em Educaçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameDias, Maria de Fátima Sabinopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameAzevedo, Leny Cristina Soares Souzapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameBernardes, Maria Elenapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameZamboni, Ernestapt_BR
dc.date.defense2012-01-11T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-22T11:05:25Z-
dc.date.accessioned2018-08-22T11:05:25Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-22T11:05:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silva_ElianaNunesda_D.pdf: 6486065 bytes, checksum: 7205a0749b14722c965a4b0d46f9068a (MD5) Previous issue date: 2012en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251221-
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silva_ElianaNunesda_D.pdf6.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.