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Type: TESE
Title: Na transição rural-urbana : a passagem da Escola Mista do bairro Felipão na história da educação púlica campineira
Title Alternative: In the transition from rural to urban : the existence of the mixed school in Felipão neighborhood in Campinas public education history
Author: Silva, Eliana Nunes da, 1968-
Advisor: De Rossi, Vera Lúcia Sabongi, 1949-
Rossi, Vera Lucia Sabongi de
Abstract: Resumo: Esta pesquisa, desencadeada pelos depoimentos de ex-alunos, de uma ex-professora e referenciada por fontes documentais diversas, tem como objeto de estudo a história da Escola Mista que existiu no bairro Felipão, no município de Campinas (Estado de São Paulo), entre as décadas de 1920 e 1960. Tal narrativa é interpretada pela via principal da cultura escolar e das tensões existentes entre os processos instituídos pelas reformas educativas, no decorrer dos embates entre projetos políticos e pedagógicos no contexto republicano. Justificativas, inspiradas na ampla revisão bibliográfica, apontaram que são raros os estudos sobre a história da educação rural no Brasil e que a diversidade de escolas públicas primárias paulistas é tema ainda insuficientemente investigado pela História da Educação Brasileira. Com aportes teórico-metodológicos inspirados principalmente em Viñao Frago (2001), Portelli (1997), Souza & Faria Filho (2006), Demartini (1989), Schwartzman et. al. (2000), pautou-se na seleção e na análise de fontes documentais imagéticas, escritas (em especial do arquivo da instituição escolar) e na história oral, ou seja, em depoimentos dos entrevistados. Os objetivos principais foram o de narrar a história de uma comunidade de imigrantes italianos; caracterizar a cultura escolar da Escola Mista; analisar a expansão do ensino paulista; e organizar as fontes documentais para o arquivo da escola. Buscou-se problematizar a Escola Mista no movimento mais amplo das reformas educacionais conduzidas pelo governo republicano paulista e suas promessas democráticas de escolarização pública, no contexto da então política nacionalista do Estado Novo e do totalitarismo vigente. No interior da Escola Mista estudada, foi possível visualizar algumas das peculiaridades dessa modalidade de escola primária e suas ambiguidades nesse processo histórico.

Abstract: This research aims at studying the history of a public mixed school which took place at Felipão neighborhood in the city of Campinas São Paulo State between the decades of 1920 and 1960 based on the reports of previous students and a teacher, supported by different types of documents. The school history is interpreted mainly by the school culture and the existing tensions between established proceedings of educational reforms along with the resistance among political educational projects in the republican context. Arguments inspired by a vast range of bibliography reviews show that there are few publications about the rural school history in Brazil and that the diversity of public elementary schools in São Paulo State are themes insufficiently studied by Brazilian School History. Among theoretical and methodological contributions are Viñao Frago (2001) Portelli (1997) Souza & Faria Filho (2006), Demartini (1989), Schwartzman et. al. (2000) based on a source selection and the analysis of documental types pictures, writings (mainly from school files) and oral history from reports of the people who were interviewed. The main purposes were to report the history of a community of Italian immigrants, characterize the mixed school culture, analyze the expansion of teaching in São Paulo State, and organize documental sources of the school files. We brought into question the mixed school movement in a larger aspect of school reform led by the republican government of São Paulo State and its promises of democratization of the public schools within the nationalist politics context of the Estado Novo and the totalitarianism of that time. In the interior of the mixed school it was possible to visualize some of the peculiarities of this type of elementary school and its duality in this process.
Subject: Escolas rurais
Escolas públicas
Migração
Instituição escolar - História
Cultura escolar
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2012
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

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