Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251216
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Características da gestão em escolas com diferentes desempenhos dos alunos na rede municipal de Campinas
Title Alternative: Management characteristics of publica schools from Campinas with different students' performance
Author: Tizzei, Paula Pondian
Advisor: Malavasi, Maria Marcia Sigrist, 1957-
Abstract: Resumo: A Educação atualmente é objeto de estudo de diversas áreas de pesquisa por toda a complexidade que a envolve. Conceber a Educação de forma crítica é fundamental para conhecer a sociedade contemporânea em seus diferentes aspectos sociais, econômicos e políticos. Para contribuir com o entendimento do fenômeno educativo esta pesquisa procurou estudar as características da gestão em escolas da rede municipal de Campinas que obtiveram resultados diametralmente opostos na avaliação GERES/Campinas. Para isso, foram selecionadas quatro escolas da rede, sendo duas com maior desempenho e duas com menor desempenho na referida avaliação e, a partir daí, analisadas as características da gestão em cada uma delas. A natureza qualitativa da pesquisa justifica a utilização da metodologia adotada, que contou com visitas de observação, aplicação de questionários com professores e funcionários e entrevistas com gestores e professores. Com o intuito de ir além da perspectiva que considera a escola apenas como reprodutora das desigualdades sociais, esta pesquisa procura mostrar também quais fatores intra-escolares, sobretudo relacionados à gestão, podem contribuir ou prejudicar o processo educativo dos seus alunos, apesar do contexto socioeconômico desfavorável em que vivem. Destacamos, portanto, ao final da pesquisa, algumas características importantes na gestão de cada escola tais como: relacionamento interpessoal, tempo de permanência, estabilidade das equipes gestora e docente na escola cujos alunos têm desempenhos diferenciados.

Abstract: Education is currently the object of study in various areas of research by all the complexity that surrounds it. To devise Education in a critical way is fundamental to know contemporary society in its different social, economic, and political aspects. In order to contribute to the understanding of the educational phenomenon, this research focused on the management characteristics of public schools in Campinas which have diametrically opposite results in GERES/Campinas assessment. Thus, four schools were selected, two with high performance and two with low perfomance on the GERES/Campinas assessment and, thereafter, analyzed the management characteristics in each. The qualitative nature of this research justifies the adopted methodology, which included observation visits, questionnaires with teachers and staff and interviews with administrators and teachers. Aiming to go beyond the perspective that considers the school just as a reproducer of social inequality, this research also attempts to show what factors of each school, especially related to management, can help or hinder the educational process of their students, despite the socioeconomic context unfavorable in which they live. We emphasize, therefore, at the end of the study, some important characteristics in the management of each school such as: interpersonal relationships, permanence time, stability of teachers and managing team in the school whose students have different performance results.
Subject: Gestão escolar
Desempenho
Avaliação escolar
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: TIZZEI, Paula Pondian. Características da gestão em escolas com diferentes desempenhos dos alunos na rede municipal de Campinas. 2011. 91f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251216>. Acesso em: 18 ago. 2018.
Date Issue: 2011
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Tizzei_PaulaPondian_M.pdf663.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.