Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251192
Type: TESE
Title: "Telefone sem fio" = possíveis leituras dos diálogos entre os programas oficiais de ensino e os professores de series iniciais do ensino fundamental
Title Alternative: "Wireless telephone" : possible readings of the dialogues between official programs and teachers of initial grades of the fundamental school
Author: Montino, Mariany Almeida, 1969-
Advisor: Pinto Neto, Pedro da Cunha, 1960-
Neto, Pedro Cunha Pinto
Abstract: Resumo: Este trabalho pretende contribuir para uma reflexão sobre as relações que se estabelecem entre os programas oficiais de ensino e os professores de séries iniciais do ensino fundamental, e a maneira como o saldo dessas relações interfere no contexto da sala de aula, buscando respostas a questões do tipo: Quais similaridades e diferenças podem ser percebidas entre o professor idealizado para desenvolver determinados projetos e o professor real inserido no contexto da sala de aula? Que aproximações e distanciamentos podem ser percebidos entre a prática docente dos professores de séries iniciais e as mudanças propostas pelos programas oficiais a partir dos diferentes ideários pedagógicos que vão alterando e compondo os discursos oficiais? Parte do trabalho se organiza com base na investigação de campo, realizada em uma escola municipal do interior do estado de São Paulo, tendo suas fontes coletadas a partir de registros de observação e entrevistas com professores e formadores; outra parte se refere à análise de documentos, especialmente aqueles que remetem ao desenvolvimento de programas oficiais, às orientações didático-metodológicas e a formação continuada oferecida aos professores pela Secretaria Municipal de Educação entre 1998 e 2008. A pesquisa aponta como os processos de discussão nas esferas de gestão, que convergem nas orientações dos programas oficiais de ensino, chegam às escolas, os embates que provocam com os saberes e as práticas estabelecidas, e como tais orientações vão se recompondo e se incorporando às práticas dos professores de séries iniciais. O que se observa é um modelo de formação continuada marcado por contradições e baseado no déficit de conhecimentos e capacidades, cuja influência provoca alterações nas práticas dos professores, mas não se reflete, de forma considerável, na aprendizagem dos alunos.

Abstract: This paper aims to contribute for reflection on relations which are established between official teaching programs and teachers of initial grades of the fundamental school, and how the balance of these relations interferes in the classroom context, searching for answers to questions such as: What similarities and differences can be noticed between the idealized teacher to develop determined projects and the real teacher inserted in the classroom context? What proximities and distances can be noticed between the teaching practice of teachers of initial grades and the changes proposed by official programs from different pedagogical policies which keep changing and composing official speeches? Part of the paper is organized based on field investigation carried out in a municipal school from the countryside of São Paulo state, having the sources being collected from observation records, interviews with teachers and monitors, and another part relative to the analysis of documents, especially the ones referred to official programs development, to didactic-methodological orientations and to continued education offered to teachers by the Municipal Education Secretariat between 1998 and 2008. This research shows how the discussion processes in management spheres, which converge in official teaching programs orientations, get to schools, the impact they provoke towards theoretical knowledge and practices established, and how these orientations are restructured and incorporated to the practices of initial grades teachers. What has been noticed is a model of continued education marked by controversies and based on lack of knowledge and capacity which influence changes teachers'practices but does not reflect, substantially, on students' learning.
Subject: Formação continuada
Formação de professores
Prática docente
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2011
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Montino_MarianyAlmeida_D.pdf1.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.