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Type: TESE
Title: O orientador pedagógico na implementação da avaliação institucional participativa = um olhar sobre a experiência
Title Alternative: The educational advisor at implementation of participatory institutional assessment : one to look about the experience
Author: Xavier, Cecilia Aparecida
Advisor: Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-
Sordi, Mara Regina Lemes de
Abstract: Resumo: Este estudo tem como objetivo conhecer os limites e possibilidades do papel do Orientador Pedagógico como articulador do processo de implementação da Avaliação Institucional Participativa (AIP) nas escolas municipais de Ensino Fundamental da Região Sudoeste de Campinas. Durante os anos de 2008 e 2009, acompanhamos os encontros de estudos e as reuniões de trabalho desses atores institucionais, o que possibilitou a imersão como pesquisadora nas questões relativas ao desencadeamento desse processo. Foram realizadas também, entrevistas semi-estruturadas, com os Orientadores Pedagógicos para que pudéssemos captar o fenômeno estudado em suas diferentes perspectivas. Buscamos desvelar os limites e possibilidades do Orientador Pedagógico enquanto ator institucional indicado para articular esse processo. Além disso, o estudo aborda pontos essenciais nessa trajetória como gestão e Projeto Pedagógico. Pensar e colocar em prática uma avaliação emancipadora promotora da qualidade da escola é possível, e pode garantir uma educação pública que vá para além dos documentos e dos discursos e que auxilie de fato na formação de um cidadão crítico e participativo.

Abstract: This study aims to know the limits and possibilities of the role of Educational Supervisor as the articulator of the process of implementation of Participatory Institutional Assessment (PIA) in the schools of basic education in the Southwest Region of Campinas. During the years 2008 and 2009, we followed the study meetings and working meetings of these institutional actors, which allowed the immersion as a researcher on issues relating to the initiation of this process. Also there were made semi-structured interviews with the pedagogical advisors so that we could capture the phenomenon studied in its different perspectives. We seek to reveal the limits and possibilities of institutional actor as Pedagogical Advisor appointed to coordinate this process. Moreover, the study addresses key issues such as career management and Educational Project.Think and act on a promoter emancipatory evaluation of school quality is possible, and can guarantee a public education that goes beyond documents and speeches and to assist in fact the formation of a critical and participative citizens.
Subject: Avaliação institucional
Orientadores educacionais
Gestão escolar
Projeto político-pedagógico
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2011
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

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