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Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: A autoeficácia acadêmica em estudantes e ex-estudantes da educação de jovens e adultos
Title Alternative: Academic self-efficacy in students and former students of youth and adult education
Author: Caliatto, Susana Gakyia, 1972-
Advisor: Martinelli, Selma de Cássia, 1964-
Abstract: Resumo: A autoeficácia, constructo psicológico em crescente investigação principalmente no contexto acadêmico, diz respeito à crença do indivíduo nas próprias capacidades de executar ações com o intuito de atingir um resultado. No contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a autoeficácia pode se relacionar ao esforço dos estudantes para realizarem tarefas escolares, ao desempenho em organizar estratégias para o estudo, ao estabelecimento de metas e à persistência frente às adversidades, peculiares a esse público, ao retornarem tardiamente à escola. O presente estudo de caráter exploratório teve como objetivo verificar a autoeficácia de estudantes e ex-estudantes da EJA do segundo ciclo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Participaram do estudo 108 estudantes de ambos os sexos, matriculados no Telecurso 2000, de uma cidade do Estado de São Paulo. A amostra foi composta por dois grupos no primeiro, participaram 57 estudantes que frequentavam as aulas nos horários matutino, vespertino ou noturno, no segundo grupo, denominado de ex-estudantes, participaram 51 indivíduos que efetivaram a matrícula nessa modalidade de ensino, mas que não frequentavam o curso no momento da pesquisa, o que configurava desistência ou evasão escolar. O instrumento utilizado para coleta de dados foi uma escala de Autoeficácia Acadêmica, especificamente construída para este estudo, composta de 17 itens e disposta em uma escala Likert de 3 pontos (pouco capaz, suficientemente capaz e muito capaz). Além de uma medida geral, a escala permite avaliar a autoeficácia para o estudo e para o desempenho. Os participantes também responderam a um questionário semidirigido que versava sobre a trajetória escolar do estudante. Como resultado geral, verificou-se que os grupos apresentam bons índices de autoeficácia acadêmica, sendo que o teste de Mann-Whitney não apontou diferenças estatisticamente significantes, entre os grupos. O fato de os grupos diferenciarem-se quanto estarem ou não cursando a EJA não interferiu nos resultados da autoeficácia percebida. As respostas ao questionário semidirigido também revelaram tendências positivas de autoeficácia acadêmica. Outras implicações educacionais e novas perspectivas de estudos são apresentadas na discussão dos resultados.

Abstract: Self-efficacy which is a psychological construct, widely investigated, specially in the academic context is concerned to the individuals' beliefs regarding their own abilities to do things as to reach some especific outcomes. When it comes to education of young and adults (EJA), one can relate self-efficacy to the students' efforts to carry out school tasks, to their performance of organizing study strategies, to the establishment of goals as well as their persistence to face some particular difficulties, due to their return to the studies, after a long time away from school. The present exploratory study had the objective of verifying students' and former students' selfefficacy from EJA in the second level of primary school and high school. The study consisted of 108 participants, both men and women, enrolled in Telecurso 2000, in a city of the state of São Paulo. The sample consisted of 2 groups, having the first one, 57 students, all enrolled in the course, attending classes in the morning, afternoon and evening. The second group, which was called "former students", consisted of 51 individuals that, although enrolled in this type of course, did not attend it at the moment of the research, which showed school evasion. The instrument used to collect data was a scale of Academic Self-efficacy, particularly built for this research. It consisted of 17 items, all arranged in a three-point Likert scale (little capable, capable enough and very capable). Besides being a general measurement scale, it can also evaluate self-efficacy on study and performance. The participants had also to respond to a semi-guided questionnaire about students' background. The findings showed that both groups had good ratings of academic selfefficacy and the Mann-Whitney test did not point out any differences statistically significant between them. In spite of the fact that the groups had some differences concerning attending or not the classes at EJA, that fact, however, did not interfere with the outcomes of the self-efficacy perceived. The answers to the semi-guided questionnaire also showed positive trends to academic self-efficacy. Other educational implications as well as new research perspectives are presented in the discussion of the findings.
Resumen: La autoeficacia, la construcción psicológica de una mayor investigación, particularmente en El contexto académico, se refiere a la creencia del individuo en sus propias capacidades para ejecutar acciones con el fin de lograr un resultado. En el contexto de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) la autoeficacia puede estar relacionada con los esfuerzos de los estudiantes para llevar a cabo las tareas académicas, con las estrategias de actuación para la organización del estudio, el establecimiento de metas y la persistencia en el medio de la adversidad, peculiar a estas personas a su regreso a la escuela más tarde. Este estudio exploratorio tuvo como el fin verificar la auto-eficacia de los alumnos y antiguos alumnos de la educación de jovenes y adultos, en el segundo ciclo de primaria y de secundaria. En el estudio participaron 108 estudiantes de ambos sexos matriculados en el año 2000 en el telecurso, en una ciudad de São Pablo. La muestra fue compuesta por dos grupos, participaron en los primeros 57 estudiantes que asistieron a clases por la mañana, por la tarde o por la noche. El segundo grupo, llamado de los antiguos alumnos, estaba formado por 51 personas que inscribiranse em esta enseñanza, pero eso no asistian al curso en el momento de la encuesta, el que há configurado la retirada o absentismo escolar. El instrumento utilizado para la recolección de datos fue uma escala de Autoeficacia Académica , construida específicamente para este estudio, compuesta por 17 artículos y se disponen en una escala de 3 puntos de Likert (poço capaz, ló suficientemente capaz y muy capaz). Además de una medida general para evaluar la auto-eficacia la escala permite evaluar el estudio y el rendimiento. Los participantes también respondieron a um cuestionario semi-estructurado, que se centró en la vida escolar del estudiante. Como resultado general se encontró que los grupos tienen un buen nivel de autoeficacia académica y la prueba de Mann-Whitney no mostró diferencias estadísticamente significativas entre los grupos. El hecho de que los grupos se diferencian sobre la asistencia o no a la educación de jovenes y adultos no há interferido con los resultados de la autoeficacia percibida. Las respuestas AL cuestionario semi-estructurado también mostraron tendências positivas de la auto-eficacia académica. Otras implicaciones educativa y nuevas perspectivas de estudios se presentan em la discusión de los resultados.
Subject: Autoeficácia
Ensino supletivo
Avaliação educacional
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2011
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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