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Type: TESE
Title: A educação da "miséria" = particularidade capitalista e educação superior no Brasil
Title Alternative: The education of the "misery" : particular capitalist and higher education in Brazil
Author: Minto, Lalo Watanabe, 1978-
Advisor: Lombardi, José Claudinei, 1953-
Abstract: Resumo: Este estudo examina a relação entre as transformações da educação superior e o desenvolvimento capitalista no Brasil. Com base no referencial teórico marxista e na análise histórica, argumenta-se que os interesses de classes dominantes nas condições da particularidade brasileira não tornaram imprescindíveis formas autônomas de educação superior. A revolução burguesa se desenvolveu conforme padrões conservadores, não reproduzindo as formas clássicas e, neste sentido, dando origem a um tipo de educação superior também conservador, pouco abrangente, e com funções distintas de outras experiências históricas. Na primeira parte do estudo (capítulos 1 e 2), examina-se esse processo de desenvolvimento sob condições particulares, articulando o caso brasileiro ao desenvolvimento global do modo de produção capitalista. Na segunda parte (capítulos 3, 4 e 5), observam-se as determinações desta particularidade no campo educacional, em especial da educação superior. Esta análise foca o período que vai das reformas do ensino superior da Ditadura aos dias atuais, quadrante histórico que demarca o encerramento da revolução burguesa de extração colonial. Com este, a educação superior tende a se (re)ajustar definitivamente aos padrões da dominação imperialista e da subordinação ao grande capital.

Abstract: This study examines the relationship between changes in the higher education and capitalist development in Brazil. Based on Marxist theory and historical analysis, it is argued that the interests of dominant classes within the conditions of Brazilian particularity did not become indispensable autonomous forms of higher education. The bourgeois revolution unfolded according conservative standards, not reproducing classical forms and, thereby, giving rise to a kind of higher education also conservative and elitist. The first part of the study (chapters 1 and 2) examines this development process under particular conditions, linking Brazil with the global development of capitalist mode of production. The second part (chapters 3, 4 and 5) examines the determinations of this particularity in education, especially in higher education. This analysis covers the period from 68?higher education reforms to contemporary reforms, which marks the historical quarter closing of bourgeois revolution of colonial extraction. With this, higher education tends to (re)fit the patterns of imperialistic domination and subordination to the interests of capital.
Subject: Educação (Superior)
Capitalismo
Revolução burguesa
Educação - História
Reforma do ensino
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2011
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

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