Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251174
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Formação cultural e ensino de filosofia = perspectivas a partir da teoria crítica de Theodor W. Adorno
Title Alternative: Cultural formation and teaching philosophy : perspectives from critical theory of Theodor W. Adorno
Author: Aquino, Fernando Lopes de
Advisor: Goto, Roberto Akira, 1954-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa se propõe a analisar a educação contemporânea a partir de dois pontos fundamentais: o primeiro envolve as considerações de Adorno ao desenvolvimento cultural da modernidade e o segundo, os desdobramentos dessas observações para a educação, particularmente, para o ensino de filosofia. O primeiro tópico contempla o modo como se processa a criação de um modelo cultural cujo principal objetivo é adaptar os indivíduos ao sistema econômico capitalista e à sua estrutura reificante, elemento que segundo Adorno se estende a experiências como as das Grandes Guerras Mundiais, expoente histórico nefasto, símbolo da barbárie e prerrogativa no que concerne a reflexão sobre a educação. Isso nos mostra que a crítica a adaptação cultural - termo usado para indicar a conformação das consciências ao sistema capitalista e que abarca tanto a instrumentalização da razão quanto a industrialização da cultura -, é algo extremamente importante, pois se configura como uma resistência ao retorno da barbárie. Assim, não se trata somente de analisar as considerações adornianas, mas expor e debater os pressupostos para uma educação que ainda sirva como um referencial de emancipação. A partir dessas observações tentaremos averiguar em que medida Adorno preserva uma concepção dialética de educação e como isso se processa em sua função de "resistência". Especificamente, este é o assunto do segundo tópico da pesquisa e para isso analisaremos este pormenor no âmbito do ensino de filosofia, ou seja, como este ensino poderia contribuir para uma formação cultural crítica, fortalecendo as consciências para que não se rendam a adaptação, retroagindo sobre a cultura e sobre a sociedade. Todo o nosso trabalho se situará por meio de um recorte das obras de Adorno, destacando os textos de Dialética do esclarecimento e as conferências reunidas em Educação e emancipação.

Abstract: This research aims to analyze some aspects of the contemporary education based on two fundamental points: the first involves considerations of Adorno of development of cultural modernity and the second, the ramifications of these observations in education, particularly in teaching philosophy. The first topic covers how one handles the creation of a cultural model whose main goal is to match the individuals to the capitalist economic system and its reifying structure, an element that Adorno extends to experiences such as the World Wars, a nefarious historical exponent, a symbol of barbarism and prerogative as it regards the reflection on education. This shows that the criticism of cultural adaptation - the term used to indicate the conformation of the capitalist system and consciousness that embraces both the use of reason as the industrialization of culture - is something extremely important as it is configured as a return of resistance barbarism. Thus, it is not only to examine Adorno's considerations, but to expose and discuss the conditions for an education that also serves as a referential for emancipation. From these observations we will try to ascertain the extent to which Adorno maintains a dialectical conception of education and how it is processed in their capacity as "resilience." Specifically, this is the subject of the second topic of this research and for that we will analyze this carefully in the teaching of philosophy, ie, how this education could contribute to a cultural criticism, strengthening the conscience not surrender the adaptation, retroactive on culture and on society. Our work will be based on a part of the works of Adorno, highlighting the text of Dialectic of Enlightenment and the conferences met in Education and Emancipatio.
Subject: Adorno, Theodor W., 1903-1969 - Crítica e interpretação
Cultura
Sociedade
Filosofia - Estudo e ensino
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2011
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Aquino_FernandoLopesde_M.pdf693.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.