Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251153
Type: TESE
Title: Supletivo individualizado : possibilidades, equivocos e limites no ensino de ciencias
Title Alternative: Adult education : potentialities, misunderstandings and limitations in science teaching
Author: Souza, Suzani Cassiani de
Advisor: Almeida, Maria Jose Pereira Monteiro de
Abstract: Resumo: O supletivo onde se realiza a pesquisa destina-se a funcionários da Unicamp e trabalhadores da região de Campinas. O ensino é individualizado, propiciando uma opção de estudo para trabalhadores; com revezamento de turno e adolescentes não adaptados ao ensino regular. Objetivamos com este trabalho, como professora-pesquisadora. Compreender a dinâmica das relações professor-aluno. Aluno-(matéria) didático e como atuaram nossas concepções no ensino de ciências, quando da proposta de superar características comportamentalistas introduzindo mudanças visando melhor-ar- a qual idade do ensino, sob uma perspectiva crítica, além de diminuir o índice de evasão dos alunos;. Entre as mudanças propostas estavam a re formulação de provas a inclusão de textos nos módulos com assuntos atualizados e aulas; práticas grupais em alguns momentos. Atividades estas, sempre passíveis de discussões e reavaliações.Buscando evidenciar-o resultado dessas modificações servindo de elementos da pesquisa dialética utilizando como principais instrumentos entrevistas informais com alunos. Registros diários de ocorrências, análise do material didático produzido ou não pelos professores de ciências e utilizados pelos alunos, inclusive as avaliações escritas. Como resultado da pesquisa encontramos no ensino individual algumas possibilidades, como as interações ocorridas que promovem siluaç5es de aprendizagem, os Limites como a flexibilidade de horário muito ampla que pode desmotivar a permanência de alunos na escola, dos equívocos que foram feitos quando promovemos espaços abertos nas provas aos alunos sem levar- em contato da relação de poder que ela subentende

Abstract: The research was curried out at an Adult Education Centre for Unicamp employees and workers from Campinas region. By the use of individual teaching, it was given an option of study for workers who do shirt and adolescents who won¿t fit in regular education. The aim of this research, as a teacher-researcher, was to understand the dynamic between the relationship of teacher-student, student-didactic materials and how our conception of ideas in the teaching of science works. The last aim evaluated from the tie they were presented as an idea to overcome particular behaviour, with the introduction of some changes. Thus, aimed to improve teaching quality under a perspective view as well as reducing the dropout levels. Levels. Among the changes we suggested, there was a reshaping of tests, the assertion of updated texts in the modules and occasional practical group classes. These activities were always liable to discussed and reevaluated. In order to present the results of these modifications, we adopted dialectic research elements by making use mainly of informal interview with students, analysis of didactic material either produced or not by the science teachers and used by the students including the written tests. The results suggest some possibilities in the individual teaching like the interactions that generate learning situations, the limitations like the extensive time flexibility which can discourage students, stay at school, and the misunderstanding caused by open spaces left at examinations, not taking to account all the power it carries in it
Subject: Ensino supletivo
Leitura (Educação de adultos)
Ensino individualizado
Ciencias (Supletivo)
Pesquisa educacional
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1995
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Souza_SuzaniCassianide_M.pdf6.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.